Conceito de Colóquio

ColoquioO termo colóquio, também conhecido como debate, conferência ou simpósio, é utilizado para referir a um tipo de reunião ou encontro quase que formal em que as pessoas se reúnem para falar ou debater sobre algum assunto específico, provavelmente determinado com antecedência. O colóquio também pode ser uma exposição de uma ou mais pessoas para um júri ou um público também específico. A ideia predominante em ambos os casos é que as pessoas tenham um tema, um tempo e um objetivo determinado e selecionado para realizar o debate ou esta troca comunicativa.

Quando falamos de colóquio, nos referimos a diferentes situações comunicativas que são normais ou comuns nas áreas acadêmicas ou profissionais. Embora um debate seja tratado de maneira espontânea entre qualquer pessoa, o uso de termo colóquio está vinculado ao momento que se fala ou debate algum tema específico, selecionado e delimitado. Em geral, estes temas têm a ver com questões acadêmicas, científicas, políticas ou profissionais.

Além disso, o colóquio é um espaço de comunicação de certa maneira formal em comparação com outras formas comunicativas. Isto ocorre porque seu principal objetivo é a exposição ou debate sobre algo particular, portanto, não há muito espaço para desviar-se, pois a estrutura do tema é bem estruturada. Os colóquios podem acontecer de diversas maneiras: em forma de exposição, na qual uma pessoa enfrenta o público; ou então na forma de mesa redonda, onde todos são expostos e debatem ao mesmo tempo. Os colóquios podem ter vários tipos de duração, mas isso é determinado por cada caso em particular, assim como o recurso de materiais, o espaço destinado para perguntas do público, etc.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Colóquio. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/coloquio >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Colóquio