Conceito de Colón irritável

Colon-irritavelO colón irritável, também conhecido como síndrome do intestino irritável, é um transtorno que afeta a mobilidade normal do colón ocasionando diversas doenças caracterizadas pela dor abdominal e por alterações no hábito intestinal.

Este transtorno atinge aproximadamente uma em cada dez pessoas, principalmente mulheres, deve-se a falhas na regulagem da contração da parede do intestino grosso produto de alteração na produção de serotonina no tubo digestivo, isso favorece o surgimento de espasmos que são percebidos através de dores cólicas de forte intensidade, geralmente apresentadas após as refeições e aliviadas com a evacuação. Esta doença ocorre com frequência em diversos membros de uma mesma família que se encontram associados à presença de uma pré-disposição genética.

Um sintoma característico deste transtorno é a presença de distensão abdominal acompanhada de mudanças no hábito intestinal. A prisão de ventre é muito frequente, porém pode ocorrer diarreia, ou então, pode haver uma variação cíclica entre os períodos de tempo com prisão de ventre e outros com diarreia.

Esta doença se apresenta como uma crise após um longo período de estresse ou pela ingestão de alimentos ricos em fibra, lácteos ou gorduras. Com o tratamento, estes sintomas desaparecem por vários meses ou anos podendo reaparecer após o contato com algum desses alimentos.

O colón irritável é uma condição que está relacionada a outras enfermidades, especialmente a fibromialgia e a síndrome da fadiga crônica. Apresenta-se com frequência em pessoas que sofrem de transtornos como ansiedade e depressão, até mesmo nos pacientes com antecedentes de violência ou abuso sexual.

O diagnóstico desta doença é confirmado através do descarte de outros sintomas, especialmente infecções por bactérias, parasitas, doenças do fígado e da vesícula biliar, assim como outros transtornos digestivos. Ao ser confundido com outros distúrbios causam intervenções cirúrgicas e procedimentos invasivos desnecessários.

Seu tratamento é baseado no uso de medicamentos que regulam a motilidade intestinal e evita o aparecimento de espasmos, embora a fibra seja um grande aliado da saúde, a mesma pode agravar o estado dos pacientes com colón irritável. O tratamento deste distúrbio deve ser complementado com uma dieta de poucas fibras. No entanto, é benéfico restringir o consumo de produtos lácteos, frutos secos como amendoim e alimentos gordurosos como queijos e ovos. Algumas pessoas precisam de ajuda para diminuir seus níveis de ansiedade e aprender a administrar o estresse para conseguir o alívio desses sintomas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Colón irritável