Conceito de Colecistectomia

ColecistectomiaA colecistectomia é uma intervenção cirúrgica realizada com a finalidade de extrair a vesícula bilia. Trata-se de uma estrutura em forma de pera localizada embaixo do fígado que tem como função armazenar a bile. A bile é uma substância produzida pelo fígado, liberada no intestino depois da ingestão de alimentos e faz parte do processo de digestão das gorduras.

Em quais casos se pratica a Colecistectomia?

Esta intervenção é usada em situações que existe uma infecção da vesícula comprometendo sua função e qualidade.

As principais condições para utilizar essa intervenção:

Cálculos biliares

Os cálculos também são conhecidos como pedras na vesícula. Essa estrutura apresenta um ou vários cálculos em seu interior e interferem no esvaziamento. Em algumas ocasiões, os cálculos podem obstruir o ducto que comunica a vesícula através do intestino denominado colédoco, ocasionando dor intensa conhecida como cólica biliar. Podem vir acompanhadas de náuseas e vômitos após as refeições. Os cálculos biliares aparecem com maior frequência em mulheres maiores de 40 anos que apresentam sobrepeso e obesidade.

Infecções

A vesícula pode ser um ninho de infecções, como a colocistite, esta que é a inflamação mais frequente e ocorre com a presença de cálculos, em pessoas diabéticas ou com o sistema imune debilitado. No geral, consiste em uma condição delicada.

Tumores

Os tumores malignos da vesícula são um distúrbio pouco frequente e difícil de diagnosticar, ocorrem com maior frequência em mulheres.

Quais são as técnicas empregadas?

Antigamente a cirurgia de vesícula biliar era realizada através de uma incisão no abdome, na borda das costelas do lado direito. Este corte era bem grande e feito para levantar o fígado para ter acesso à vesícula. Esta técnica é conhecida como colecistectomia aberta.

Hoje em dia é realizada a laparoscopia, uma técnica diferente e menos invasiva que permite extrair a vesícula fazendo apenas três furos pequenos no abdome, muitas vezes imperceptíveis. Este procedimento é realizado em sala de cirurgia com anestesia geral. A recuperação do paciente é rápida e ele pode retornar as suas atividades em poucos dias.

É possível quem um paciente que seja submetido a uma laparoscopia termine em uma colecistectomia aberta se apresentar complicações durante o procedimento.

Foto: iStock - Steve Debenport

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Colecistectomia. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/colecistectomia >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Colecistectomia