Conceito de Coerência

CoerenciaA palavra coerência significa a existência de relação ou lógica entre as diferentes partes de uma afirmação ou entre as diferentes afirmações ou posições de um discurso. A coerência tem a ver também com a maneira que ela é utilizada na vida, ou seja, se age de modo coerente com suas crenças ao longo da vida ou se o modo de pensar é confuso, obscuro e ambíguo. Hoje em dia, a coerência é um valor muito importante, embora na prática seja muitas vezes difícil de manter devido à quantidade de informações que um indivíduo recebe ao agitado estilo de vida atual, etc.

A qualidade de coerente é dada a uma pessoa, objeto, obra de arte ou discurso, a partir do fato de que as partes que a compõem são lógicas entre si. Entendemos lógico como algo que é racional, que não é incompreensível ou que pode ser entendido como parte de um mesmo grupo de pensamentos, expressões ou formas de atuação. Por tanto, a coerência representa a continuidade e a permanência de um tipo de ideias ou ações que estão interligadas de forma específica e pontual.

Quando se fala de um texto coerente estamos nos referindo a um texto organizado e que não gera conflitos entre si, em termos de ideias, expressões, formas de escrita, etc. Portanto, um texto incoerente pode ser um texto incompreensível sem nenhuma continuidade ou que não se compreende a finalidade ou o tema principal.

Finalmente, a coerência também pode ser observada em diferentes ciências. É demais dizer que cada ciência para estabelecer afirmações e leis requerem certa coerência e lógica em suas suposições, já que esta coerência nos permite classificar o conhecimento e a informação. A falta de coerência entre uma afirmação e outra pode ser o ponto de partida para futuras perguntas e pesquisas e não permitir que ambas possam ser mantidas ou sustentadas a nível científico.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Coerência