Conceito de Coerção

CoercaoA coerção é uma prática muito comum em nossa sociedade que consiste na imposição de um castigo legal ou ilegal, com a missão de modificar a conduta de uma pessoa diante de uma determinada situação. Isto é, busca-se que uma pessoa ou grupo mude uma decisão ou que realize determinada ação que lhe é imposta, assim, são pressionados por algum método que pode ser legal ou ilegal, para que finalmente façam o que querem.

A ameaça física é uma das maneiras de coerção mais habituais e que se enquadra dentro do que chamamos de coerção ilegal, pois não existe nenhuma lei simplesmente contra uma ameaça.

Mais além do que isso, a ameaça é uma das formas mais eficazes na hora de amedrontar o outro e conseguir finalmente que a pessoa ameaçada mude sua maneira de pensar e faça o que o outro deseja.

Vamos pensar num assalto a mão armada, o ladrão aponta a arma a sua vítima e obriga a entregar todos os seus pertences, além de dizer que se ficar quieta não vai atirar. Naturalmente a arma serve como uma ameaça à vida da vítima e faz com que ela aceite o pedido e entregue tudo o que tem ao bandido.

A coerção feita com arma ou qualquer tipo de artefato que cause ameaça a integridade física do outro costuma ser efetiva e alcança o propósito desejado.

Não podemos esquecer que existe também a coerção legal e que é realizada pela legislação de um estado.

Se uma lei determina que uma pessoa seja presa por um longo período de tempo quando mata alguém, desestimula outras pessoas a fazer o mesmo e tenham sua liberdade privada. Ou seja, saber que será castigada faz com que a maioria dos cidadãos da sociedade tenha medo de cometer certos atos porque sabem que a lei será aplicada.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Coerção