Conceito de Codificação

CodificacaoÉ chamada de codificação a elaboração de uma mensagem realizada por meio de regras ou normas de um código ou linguagem determinada. Conhecemos a codificação como qualquer operação que envolva a atribuição de um valor de símbolos ou caracteres de uma determinada mensagem verbal ou não verbal com o objetivo de transmitir a outras pessoas ou entidades que compartilham o código.

A codificação é algo tão simples como transformar imagens visuais ou entidades conceituais em palavras, orações, textos, e a transmitimos com aqueles que nos rodeiam. Também, codificação são operações mais complexas que envolvem códigos compartilhados com menor número de interlocutores. Ela pode ser uma mensagem criptografada ou uma informação emitida pelo código Morse. Além disso, podemos dizer que as mensagens são codificadas quando terminam um valor codificado ou ilegível ao público.

Em computação, a codificação é também a operação que possui uma central para enviar dados de um lugar para outro, processá-los e obter resultados a partir deles. Todas as operações informatizadas são codificadas em código binário ou combinações complexas de um e zero.

Ao mesmo tempo, determinadas operações com computadores requerem um segundo nível de codificação. São aquelas que exigem normas de segurança e de confidencialidade, portanto, envolve a criação de mensagens criptografadas que podem ser lidas apenas por certos tipos de computadores ou pelo usuário que o criou, como quando ocorre com as senhas e dados pessoais em transações on-line.

Este tipo de codificação tem um alto valor de confiabilidade e é utilizado em todos os tipos de tarefas e ambientes de computação. No entanto, é algo tão simples como criar uma conta em uma rede social e bem complexa como executar operações bancárias e operações financeiras na Internet.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Codificação