Conceito de Cobrança

CobrancaEm termos gerais, a cobrança se refere à percepção ou recolhida de algo, geralmente dinheiro, em conceito da compra ou do pagamento pelo uso de algum serviço. A prática da cobrança pode ser realizada por uma pessoa em nome de uma empresa que oferece este tipo de serviço, ou de outra forma, por uma pessoa que tenha vendido um produto, ou então, ser exercida por uma entidade bancária conhecida como cobrança bancária.

No primeiro caso, o responsável por realizar a cobrança se chama cobrador e uma vez identificado com a roupa da empresa, ou então, com alguma credencial oficial emitida pela empresa que o representa, realiza uma jornada pelos lugares atribuídos em que será feito o pagamento, seja em dinheiro, cheque, cartão, ou pela forma acordada entre os envolvidos.

Por outro lado, a cobrança bancária é o serviço que um banco presta a seus clientes e correspondentes para processar de acordo com as instruções, a cobrança ou a aceitação de documentos financeiros ou comerciais.

O principal benefício que se refere à cobrança bancária é que por um lado permite ao exportador não perder de controle os bens que foram enviados e estão prontos para chegar a seus novos proprietários, e por outro lado, permite ao importador conhecer imediatamente quando são chegadas as mercadorias. Então, o banco faz às vezes de custódia de bens até que se efetue o pagamento e sejam entregues a quem corresponda.

Além disso, deste tipo de cobrança, os bancos também cobram de seus clientes e usuários, o pagamento de serviços, cheques, entre outros.

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