Conceito de Clube de Paris

O Clube de Paris é um grupo de credores cuja finalidade é a disponibilização de credito para o pagamento das dividas dos países devedores, bem como efetuar a reestruturação destas dívidas. Seu nome se deve ao fato de que estas operações são feitas a partir do tesouro do governo francês, em Paris. Os países que compõem permanentes são: Áustria, Holanda, Rússia, Grã-Bretanha, Canadá, Japão, Dinamarca, Itália, Espanha, Austrália, Irlanda, Finlândia, Bélgica, França, Alemanha, EUA, Noruega, Suécia e Suíça. Devem-se juntar a estes países aqueles que ocasionalmente estiveram associados ao clube trabalhando como credores. Entre eles estão: Brasil, Argentina, Kuwait, Trinidad e Tobago, Israel, México, Nova Zelândia, África do Sul, Coréia, Portugal, Turquia, etc.

As reuniões do clube são em torno de dez por ano e são presididas por funcionários da tesouraria da França. O início do Clube de Paris remonta a 1956 quando o então ministro das Finanças francês apelou aos países que fizeram empréstimos para a Argentina. A partir dai, a lista dos países devedores que realizaram acordos com os membros deste fórum foi aumentando. Esses países devedores são na sua maioria possuidores de uma economia subdesenvolvida.

As regras que regem tanto os membros permanentes quanto os temporários envolvem uma série de conceitos: o consenso, que exista um empréstimo anterior ou programa de pagamento previsto pelo Fundo Monetário Internacional, a solidariedade e o tratamento igualitário entre os países, etc. Embora os níveis de coordenação e de organização que possuem este grupo de credores, é importante destacar que carecem de um status legal, sendo assim classificado como um fórum informal.

Os países devedores que entram em situação de incumprimento do pagamento ao Clube de Paris se expõem a uma represália velada do mundo financeiro, constituída por um corte automático de créditos que contribuíam para aliviar uma crise. É desta perspectiva que se podem questionar as intenções altruístas que ostenta essa organização que tem um significativo acúmulo de poder.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Clube de Paris