Conceito de Clímax

ClimaxA palavra clímax é muito utilizada em nosso idioma e serve para referir-se a várias questões.

Geralmente este termo é mais usado e aplicado nos momentos de maior intensidade de um processo. Por exemplo, se uma empresa que comercializa móveis vendeu o máximo de sua histórias em outubro de 2014, podemos dizer que em outubro esta empresa alcançou o clímax de suas vendas.

No entanto, isso pode ocorrer em qualquer outra situação ou contexto quando se alcança o maior nível histórico de algo.

Por outro lado, esse conceito é extremamente utilizado nas áreas da literatura, do cinema e da televisão para denominar o momento culminante de alguma dessas obras. Isto é, o clímax é o momento de maior tensão da história relatada e aquele em que o leitor ou espectador sente mais adrenalina e emoção por causa dos acontecimentos apresentados e efetuados com os protagonistas.

Assim, em uma telenovela, o clímax pode ser um acidente sofrido pelo protagonista do drama e que fica praticamente à beira da morte.

O mesmo acontece nos filmes, onde o clímax se refere ao momento mais emocionante da história e aquele que o público corresponde.

Em um filme do gênero de ação, o momento do clímax pode ser aquele em que os dois bandos inimigos se enfrentam e trocam balas.

E também o clímax muitas vezes é usado na linguagem coloquial para referir-se como sinônimo de orgasmo. O orgasmo é momento de maior excitação e prazer que uma pessoa pode sentir durante uma relação sexual. Não é por acaso que esse é o momento em que os genitais chegam a sentir o máximo de prazer de que são capazes, como também se caracteriza pelo momento de relaxamento total após o ato, ou seja, o grande prazer continua só que agora em estado de relaxamento.

Por consequência desse fato é que o termo clímax costuma ser usado como sinônimo de orgasmo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Clímax