Conceito de Classificação

A classificação é o ordenamento ou disposição por categorias. Envolve uma pesquisa de tudo aquilo que é guardado e necessita de algum tipo de relação para ser agrupado. Geralmente, o principal objetivo da classificação é encontrar a melhor ordem possível, ou seja, após a classificação de determinado elemento seja mais fácil encontrá-lo.

Agora, existem muitas classificações diferentes com base nos mais variados critérios. As empresas podem ser classificadas por sua origem, tipo ou capital que dispõem. Também podem ser classificadas as plantas, segundo seu habitat, características de folhas, etc. Assim mesmo, podem ser classificados os livros ou até mesmo os seres vivos do planeta.

Vale destacar que a classificação está relacionada à sistematização das ciências, pois a partir do nascimento das disciplinas científicas que foram conhecidos os inúmeros métodos de classificação. O advento e divulgação em massa dos recursos tecnológicos fizeram com que as estratégias de classificação se aperfeiçoem e simplifiquem, onde na atualidade o processamento de dados com ordenamento da informação está ao alcance de todos.

A taxonomia ou classificação biológica trata de organizar os organismos em um sistema de classificação que apresenta uma hierarquia de táxons (organismos aparentados). A classificação moderna dos seres vivos se divide em 5 reinos (animal, vegetal, fungos, protistas e moneras), com sucessiva subdivisão em táxons menores (tipo ou phylum, classe, ordem, família, gênero e espécie).

Em seguida, está a classificação periódica ou tabela periódica que distribui e organiza os diferentes elementos químicos de acordo com determinado tipo de características. Também existe a classificação para ordenar teses doutorais, ou a mais conhecida como classificação Unesco. No entanto, a classificação dos livros se chama classificação decimal universal ou CDU, que é encarregada do ordenamento dos livros nas bibliotecas. Assim mesmo, os fármacos se ordenam através de um sistema de classificação na qual participa seu nome genérico internacional e suas propriedades terapêuticas.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Classificação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/classificacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Classificação