Conceito de Clareza

ClarezaA clareza é um adjetivo que significa nitidez. Por exemplo, uma pessoa se comunica claramente quando expressa de modo assertivo, sem dar voltas, qual é sua verdadeira mensagem. A clareza no contexto da comunicação interpessoal mostra ausência de confusão na comunicação da mensagem e no entendimento que o receptor tem por parte deste.

A clareza pode estar vinculada também com o seu próprio conhecimento. Especificamente, uma pessoa pode deixar claro quais são os seus sentimentos e ideias após atravessar uma fase de conflito. Existem exercícios especialmente saudáveis para colocar as ideias em ordem: praticar meditação, realizar ioga, caminhar em um ambiente natural, escrever um diário, conversar com um amigo de confiança, fazer terapia psicológica, etc. E sem dúvida, dar tempo ao tempo, pois isso frequentemente coloca as coisas nos seus devidos lugares.

Clareza nos sentimentos

Uma pessoa que tem dúvidas sobre seu relacionamento conjugal pode dar um tempo na relação para clarificar seus verdadeiros sentimentos. Do mesmo modo, uma pessoa que atravessa uma crise pessoal ou profissional pode precisar meditar a respeito do assunto para ter uma luz em suas ideias e avançar em uma direção. Todo indivíduo necessita colocar as ideias em ordem quando sente algum tipo de dúvida ou dificuldade.

Em uma sociedade na qual a pressa é uma tônica constante no estilo de vida das pessoas, é muito importante encontrar espaços para ter calma e refletir. É fundamental meditar depois de uma vivência. A clareza é a luz emocional. Ela é um valor pessoal muito importante que permite avançar no caminho da vida mostrando uma coerência entre pensamento, sentimento e ação.

Como transparência e forma de confiança

A clareza também se refere à transferência pessoal, ou seja, a sinceridade e a honestidade daquele que não tem segundas intenções em seus atos, mas que olha de frente ao outro. Existem gestos que são contrários à clareza, por exemplo, a mentira.

Esta honestidade para mesmo como também para os demais traz benefícios positivos em curto e longo prazo: o bem-estar, a serenidade, a paz interior, a ausência de preocupações e de medo. Pelo contrário, a confusão traz intranquilidade, preocupação e medos diversos. Do ponto de vista da felicidade é muito importante ter sempre claro o que deseja.

Foto: iStock - PeopleImages

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Clareza