Conceito » Civilização

Conceito de Civilização




CivilizaçãoCivilização pode ser definida como uma sociedade humana que desenvolveu certo nível de cultura. Uma sociedade que se formou ao longo da sua existência com consciência além de tudo baseada na cultura de suas gentes, nos seus conhecimentos e possibilidades. Numa civilização está incluída em fatores como organização política e expressões sofisticadas como, por exemplo, a escrita.

Uma sociedade de avançou, uma sociedade que enxergou suas possibilidades e a interação humana, este tipo de sociedade é considerada como uma civilização.

Civilização é a fase de desenvolvimento com respeito à cultura de um povo. Domínio de técnicas, as relações sociais privilegiadas, uma religião, suas artes, economia desenvolvida e bem gerada.

Uma civilização não se faz de repente, é o resultado de um processo longo e lento influenciado por fatores como recursos naturais, o clima, uma liderança firma, o acumulo de riquezas e poder, conhecimentos que sejam úteis ao povo; domínio militar e a qualidade de vida. A história do homem está repleta de civilizações que conseguiram e mantiveram estes fatores e cresceram e se desenvolveram, ainda que com características distintas entre elas.

Um exemplo de uma civilização considerada superior foi a civilização egípcia que desenvolveu e teve suas características baseadas na riqueza material nas mão de seus governantes, os faraós.Esta civilização desenvolveu muitos conhecimentos com o objetivo de preservar seus corpos, seu poder e suas riquezas, mesmo após a morte.

Outro exemplo prático de civilização foi a grega que estava baseada em cuidar do intelecto, do físico e de sua complexa política, esta última reconhecida como um dos baluartes dessa civilização. A civilização grega foi responsável pelo desenvolvimento do que conhecemos hoje em dia como a democracia. Esta civilização desenvolveu e valorizou as artes entre muitas outras coisas. Velava pela cultura acima de tudo.

Já outra civilização, a romana, primou pelo domínio militar e ampliou seus domínios buscando riquezas e poder. Criou e desenvolveu leis complexas num sistema próprio que lhe possibilitou dominar grande parte do planeta por muitos anos. Criaram técnicas de batalha que na época foram considerados revolucionários.

As civilizações antigas tiveram seu tempo de vida e durante sua existência deixaram marcas que poder ser vistas até os dias de hoje.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)