Conceito de Citologia Vaginal

Citologia-VaginalA citologia vaginal é um exame que tem a finalidade da prevenção do câncer de colo de útero, também conhecido como exame de Papanicolau.

Este exame é realizado por médicos ginecologistas, para isso é necessário tomar uma amostra tanto da parte externa como interna do colo uterino e que será realizado durante o exame ginecológico após a colocação do especulo vaginal. É um procedimento não invasivo e indolor.

Que informação pode trazer esse exame?

A amostra da citologia vaginal é preparada e observada através de microscópio por meio de médicos anatomopatológicos que emitem os seguintes resultados:

- Células observadas e suas características

- Atividade hormonal

- Presença ou ausência de células malignas

- Presença ou ausência de infecções por HPV (vírus do papiloma humano)

- Presença de outros microrganismos capazes de produzir vaginite como a cândida, um fungo muito comum entre as mulheres, assim como bactérias especialmente a gardnerella e a triconoma.

Com que frequência deve ser realizado esse exame?

A citologia vaginal é um exame ginecológico de rotina realizado anualmente que deve ser iniciado no momento que a mulher começa sua vida sexual.

No caso de mulheres com citologia prévia negativa que carecem de fatores de risco para o câncer de colo de útero e não tiveram infecção por HPV podem realizar o exame a cada 3 anos. Naquelas que tiveram HPV ou se encontram em tratamento por alguma lesão maligna do colo uterino é necessário realizar o exame com maior frequência.

As mulheres que foram submetidas a uma histerectomia (cirurgia para retirada do útero) não possuem colo uterino, mas sim uma cúpula vaginal. Mesmo sendo realizada apenas a citologia do tecido vaginal não é necessário praticar as citologias de rotinas.

As mulheres que nunca tiveram relações sexuais e que são maiores de 21 anos também devem realizar este exame. Nestes casos são utilizados espéculos especiais que permitem visualizar o colo uterino e tomar as amostras sem lesionar o hímen.

É recomendável que nos dias anteriores a este exame a mulher não tenha relações sexuais, não utilize óvulos, cremes, duchas vaginais, como também absorventes internos. A citologia vaginal não pode ser realizada nos dias de fluxo menstrual, deve esperar ao menos de três a quatro dias após o termino desse ciclo menstrual.

Foto: iStock - ericsphotography

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Citologia Vaginal