Conceito de Cistite

Cistite

Quando se fala em problemas urinários ou infecções urinárias, logo pensamos nos rins, provavelmente porque é o órgão responsável de realizar a ação mais importante do aparelho urinário que é produzir urina através do filtro sanguíneo, enquanto que as outras estruturas que formam este aparelho têm como função a drenagem e o armazenamento.

No caso das infecções urinárias, este distúrbio ocorre da periferia até o interior do organismo. As bactérias que se encontram na pele ao redor do púbis e do ânus passam pela uretra e daí para a bexiga; assim que alcançam esta última produzem a infecção conhecida como Cistite. Isto é mais frequente nas mulheres, pois a uretra fica mais próxima do ânus do que nos homens.

A inflamação da bexiga na cistite causa dor na parte inferior do abdome. A uretra também se vê envolvida neste processo infeccioso com a saída de uma urina muito dolorida e na maioria das vezes acompanhada por uma sensação de ardência. A bexiga vê comprometida sua capacidade de reter urina, onde a pessoa sente necessidade de urinar com frequência, porém a emissão de urina é muito pouca e inclusive fica a sensação da vontade de urinar sempre.

A principal causa da cistite é a infecção por bactérias, onde a mais frequente é a Escherichia coli, microrganismo normalmente presente nas fezes e que chega ao trato urinário por contiguidade. Com menos frequência pode ocorrer infecção por um vírus, especialmente da família do Adenovírus. Existe um sintoma característico que acompanha o vírus da cistite que é a presença de sangue da urina, fenômeno conhecido como Hematúria, por esta razão a infecção da bexiga por vírus leva o nome de Cistite Hemorrágica.

É importante destacar que o sangue na urina não é um fenômeno apenas de infecção urinária. O sangue pode ser originado por muitas outras causas tais como as pedras ou cálculos renais, pela nefrite (inflamação do rim), traumatismos e até mesmo pelo câncer. Por esta razão, a presença de sangue na urina deve ser avaliada por um especialista.

O surgimento da Cistite se relaciona com a ingestão de pouca quantidade de água, por má higiene, atividade sexual frequente e pela presença de algumas doenças crônicas que debilitam o sistema imunológico e favorecem o desenvolvimento de infecções, como é o caso da Diabete.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cistite