Conceito de Circunstância

CircunstanciaA circunstância é um fator externo que afeta uma pessoa em particular. É uma situação pontual com algumas qualidades e características específicas. Elas podem ser permanentes ou pontuais. Por exemplo, uma pessoa ficar doente porque tem catarro no peito é algo circunstancial e pontual. Em compensação, uma pessoa ter grande responsabilidade é algo permanente até que surja uma nova mudança em sua vida.

Por exemplo, quando uma pessoa sofre de diabete, esta circunstância é permanente. Vale destacar, que na maioria das ocasiões, uma vez que a vida é uma mudança e a existência tem duração temporária, o certo é que a maioria das circunstâncias vitais pode ser mudada. Portanto, devemos nos adaptar sempre a novas situações que surgem ao longo da vida.

Para conhecer e compreender uma pessoa em sua atitude é importante também conhecer as circunstâncias que lhe afetam de forma direta e que exercem clara influência. É importante explicar a real circunstância para que o outro possa entender em um momento específico. Por exemplo, quando você chega a um compromisso com muito atraso, tem que dar uma boa justificativa para que a outra pessoa entenda e lhe desculpe. Ou seja, tem que conhecer as circunstâncias causadas, senão o outro não poderá adivinhar o que aconteceu de fato.

Uma circunstância também pode ser classificada em várias categorias: Por exemplo, existem as circunstâncias de tempo que remetem ao contexto temporal em que algo ocorreu ou em que a pessoa nasceu. Da mesma forma, uma circunstância de lugar mostra o contexto geográfico em que se situa uma pessoa ou fato. As circunstâncias também podem ser de modo, neste caso, contribuem com algum detalhe concreto. Por exemplo, quando chove ou neva é uma circunstância de modo.

As circunstâncias também podem ser classificadas como favoráveis, neste caso, são agradáveis e refletem o fator sorte como positivo. Entretanto, existem também as circunstâncias negativas e desagradáveis, por exemplo, quando há uma tragédia em um acidente de trânsito.

Há circunstâncias que ocorrem apesar de o ser humano não compreender cem por cento. Por exemplo, qualquer pessoa sente impotência diante de circunstâncias trágicas, como por exemplo, uma catástrofe natural. Como dizia o filósofo José Ortega e Gasset, o ser humano não pode ser entendido sem suas circunstâncias.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Circunstância