Conceito de Círculo Vicioso

Circulo-ViciosoO círculo vicioso se refere à encruzilhada que o ser humano pode cair quando se encontra em um beco sem saída, ou seja, quando o indivíduo entra em um círculo que não sai do mesmo ponto. O círculo vicioso é uma situação que não sabemos como parar, exatamente, porque parece que sempre se repete a mesma história.

A metáfora do círculo mostra que esta esfera é cíclica, portanto a situação sempre volta mais tarde ou mais cedo porque em um círculo cada ponto depende do anterior.

Um beco sem saída

O círculo vicioso ocorre na vida de uma pessoa quando não é feita nenhuma mudança a respeito de uma situação que se exige mudar, em compensação, o sujeito permanece no mesmo lugar. Para romper este círculo é muito importante ter coragem e tomar uma atitude firme em relação à própria felicidade, lutando pelos verdadeiros desejos do coração e apostando em novas ações.

A partir de ações semelhantes sempre é obtido resultados previsíveis, o que também mostra um círculo vicioso próprio daquele que segue em uma rotina previsível. Em compensação, realizar ações diferentes permite entrar em um novo caminho para obter novos resultados.

O que não deve ser feito para eliminar um círculo vicioso é alimentar uma situação de passividade e acreditar que não pode fazer nada para sair desse laço. Sempre é possível fazer algo novo para abrir novas portas para sair desse círculo e encontrar uma saída que reflita sobre outras possibilidades de atitude.

Como sair do círculo

Outro ponto de vista essencial é evitar situações com essas características e deixar para depois a tomada de decisões. O melhor momento para tomar uma decisão que quebre com esse círculo vicioso é agora, pois o primeiro passo é o mais difícil, é aquele que faz diferença na situação ao incluir pequenas modificações.

Existem pensamentos negativos que alimentam um círculo vicioso: “está muito difícil”, “não estou preparado para o objetivo”, “não sei como fazer”. Pelo contrario, podemos alimentar pensamentos positivos para sair desse círculo. “Sou uma pessoa capaz de mudar” e “Quero ter essa experiência como um novo desafio”. Em definitivo, não há círculo para aquele que não quer se dar como encerrado, pois sempre é possível mudar a atitude.

Foto: iStock - gilaxia

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Círculo Vicioso. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/circulo-vicioso >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Círculo Vicioso