Conceito de Cinema Mudo

Cinema-MudoO cinema é uma arte que tem evoluído ao longo do tempo da mesma maneira que na atualidade é comum a existência de efeitos especiais no cinema. Estes efeitos permitem a criação do máximo de realismo, assim como são imagens difíceis de ser mostradas.

O cinema mudo é um tipo de filme que não é comum atualmente. Como diz seu próprio nome neste filme não há diálogos e seu núcleo fundamental são as imagens.

Um cinema originário

Trata-se de um tipo de cinema originário que mostra a essência da arte em constante desenvolvimento. Foi no ano de 1888 que rodou o primeiro filme mudo criado por Louis Le Prince. Trata-se de um curta-metragem de apenas alguns segundos de duração que mostra a cena de duas pessoas passeando em um agradável jardim.

Por causa deste ambiente bucólico, o filme foi nomeado como “A cena do jardim de Roundhay”.

Filmes com textos curtos

Em suas origens o cinema mudo não tinha sons, porém tinha títulos, ou seja, pequenos rótulos que serviam para ilustrar uma mensagem e ajudar a compreender melhor o conteúdo de uma cena através de um texto curto.

Atualmente o cinema é uma arte que estimula a visão, mas também a audição. Entretanto, vale ressaltar que a qualidade da imagem do cinema mudo sempre foi boa. Na verdade, como não havia sons, a atenção e a concentração do espectador eram maiores para atender os aspectos que hoje passam despercebidos diante de tantos estímulos externos que dispersam a atenção.

A importância do planejamento e da imagem

Na origem do cinema mudo, o planejamento utilizado de modo habitual era o plano geral. A maioria dos filmes mudos era gravada em preto e branco. Mesmo com a evolução do cinema do ponto de vista dos recursos técnicos disponíveis para produzir um filme de melhor qualidade, vale ressaltar que a essência do cinema sempre a mesma: contar histórias, comunicar um argumento qualquer diante do espectador mesmo que o modo de fazer seja diferente em função do contexto e dos meios utilizados para produzir um filme. O cinema mudo é fiel a sua essência mostrando que uma imagem vale mais do que mil palavras.

Imagem: iStock, RetroAtelier

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cinema Mudo