Conceito de Cinco Sentidos

Cinco-SentidosAs pessoas se relacionam, conhecem e reconhecem graças aos cinco sentidos que apresentam: olfato, visão, audição, tato e paladar.

Cada um deles depende de um órgão específico para desenvolver sua função: o olfato do nariz, a visão dos olhos, o paladar da boca, o tato das mãos e a audição da orelha. No entanto, a estes órgãos cabe à responsabilidade de captar as impressões que imediatamente são transmitidas ao cérebro, e este, graças a sua incrível habilidade as transforma em sensações que nos permite sentir o frio ou o calor nas mãos, sentir um odor agradável ou desagradável, ver alguém que queremos, ouvir um barulho ou uma música e sentir o gosto do doce ou do salgado.

Ou seja, é o cérebro que nos indica quando algo está frio, está doce, discernir um ruído, entre outros.

É através da visão que especificamente vemos as coisas e as pessoas ao nosso redor. Os olhos nos proporcionam o conhecimento das formas, do tamanho, da distância e das cores.

Por outro lado, através do nariz o olfato nos permite sentir todo tipo de odor. As pessoas possuem mucosas nas narinas que permitem que o cérebro nos indique o tipo de cheiro que estamos sentindo.

Dentro das orelhas está um órgão chamado ouvido que é justamente o que nos permite escutar todo tipo de som que se encontra ao nosso redor, então, a partir da interpretação das mensagens, o cérebro indica o som que estamos ouvindo.

As papilas gustativas estão localizadas dentro de nossa boca, mais precisamente embaixo da língua, são responsáveis por detectar o sabor (doce, salgado, ácido ou amargo) que apresentam os alimentos e as bebidas ingeridas por nós.

Através das mãos, o tato nos permite sentir as características dos objetos que tocamos. Assim saberemos se algo é duro ou macio, se é liso ou áspero, se está quente, frio ou morno, entre outros.

Qualquer anormalidade ou problema no órgão de algum desses sentidos, com certeza, irá afetar seu desempenho, neutralizando diretamente ou impedindo seu desenvolvimento natural.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Cinco Sentidos. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/cinco-sentidos >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Cinco Sentidos