Conceito de Ciências Sociais

Ciencias-SociaisAs ciências sociais são corpos de conhecimento organizados sistematicamente que tem como objetivo o estudo do homem na sociedade. Vale ressaltar que diferentemente das ciências naturais, as ciências sociais possuem um caráter menos objetivo; por isso que as primeiras são chamadas de ciências duras e as segundas de moles (com falta de rigor). No entanto, além deste esclarecimento, as ciências sociais tentam cumprir com os requisitos do método científico.

Exemplos de ciências sociais

A psicologia que estuda a mente humana; a sociologia que estuda o comportamento de grupos humanos; a antropologia que está focada no estudo do homem; o direito que estuda as normas jurídicas que regulam as sociedades; a economia à oferta e a demanda de bens e serviços; a linguística que estuda a comunicação verbal; a ciência política que estuda os sistemas de governos e os processos de construção de autoridade; e finalmente a geografia que estuda o meio ambiente que se desenvolve o homem.

O maior problema das ciências sociais é sua dificuldade de estabelecer leis universais para estudar os fenômenos percebidos

Diferente do que acontece com as chamadas ciências duras. Na verdade, em uma disciplina como a física são estabelecidas leis que devem ser contrastadas com a evidência empírica, em outras palavras, a lei pode ser correta ou incorreta, mas é necessário o avanço deste campo do conhecimento. Na área das disciplinas sociais, esta prática se vê dificultada pela vontade e liberdade humana daquilo que se estuda. Entretanto, ainda é possível perceber um grau de rigorosidade nesse tipo de ciência.

Apesar de tudo isso, as ciências sociais são extremamente interessantes e necessárias para entender algumas circunstâncias que se apresentam habitualmente. É por isso que nunca deixaram de prosperar.

Imagem: iStock. Artqu

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ciências Sociais