Conceito de Ciências da Computação

Ciencias-da-ComputacaoAs ciências da computação são um conjunto de disciplinas que trata dos fundamentos básicos da computação: a linguagem de programação e os próprios princípios matemáticos e lógicos deste ramo do conhecimento. Como área geral, as ciências da computação têm toda uma série de ramos específicos: a inteligência artificial, a computação gráfica, a bioinformática, o campo de computação ubíqua, entre outras.

O fenômeno da criptografia e a tecnologia aplicada na guerra

A origem deste ramo é muito antiga e se conecta com a necessidade de decifrar algumas mensagens ocultas através de sistemas de códigos cifrados, ou seja, algo que trata a criptografia. Esta necessidade está vinculada com as guerras e com as atividades de espionagem militar, uma circunstância que mudou radicalmente a partir da 2ª Guerra Mundial com as novas ferramentas de computação. A partir dos anos 50, os primeiros departamentos de ciência da computação combinavam elementos de ciência, engenharia e matemática.

Elementos da ciência da computação

Os algoritmos experimentais são ferramentas básicas na programação. Por outro lado, eles devem interagir com a engenharia de softwares e com a análise numérica. Deve-se levar em conta que a computação parte do paradigma geral da atividade científica: criação de hipóteses como modelos explicativos que são capazes de prever acontecimentos. No mundo da informática este paradigma se projeta em relação ao processamento de informação.

Aplicações práticas

A ciência da computação é um ramo de disciplina básica aplicada a outras áreas da ciência. Os modelos de computação podem adaptar-se ao campo da física através de simulações, por exemplo, no campo da física de partículas, na física quântica, etc. Da mesma forma, os biólogos utilizam modelos explicativos para simular a estrutura do DNA e pesquisar possíveis terapias genéticas.

Os exemplos da física e da biologia são uma pequena mostra da infinidade de áreas existentes onde é possível aplicar a computação como ciência, pois ela está presente também na indústria do cinema, no mercado bursátil, nas disciplinas humanísticas, entre outras.

Um cientista da computação deve partir da definição de um problema e posteriormente projetar, descrever e provar um programa para atender uma necessidade concreta. Tudo isso levando-se em conta que este programa será utilizado por clientes e usuários que devem atuar de maneira eficaz.

Enfim, as ciências da computação é uma área da ciência que tenta contribuir com soluções para outras áreas.

Imagem: iStock. nullplus

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Ciências da Computação. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/ciencias-da-computacao >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Ciências da Computação