Conceito de Ciências Aeronáuticas

As Ciências Aeronáuticas é uma proposta acadêmica dirigida ao mundo da aviação. O profissional desta disciplina pode focar sua atividade em várias funções: como piloto de uma companhia área, na gestão de um aeroporto, na administração de uma linha comercial ou nos sistemas aeroportuários.

As ciências aeronáuticas possuem dois campos de atuação: o campo militar e o civil. No primeiro caso os conhecimentos são dirigidos à defesa militar de uma nação; já no mundo civil há um foco multidisciplinar.

Aeronáutica civil

Os estudos acadêmicos estão focados em três eixos diferenciados. Por um lado os recursos humanos, ou seja, a profissionalização de futuros trabalhadores do setor os quais se familiarizam com determinadas questões, como mostra o caso do transporte de mercadorias, da medicina da aviação, da segurança, da inspeção de aeronaves, da simulação de voo, do direito dos passageiros, entre outros.

O segundo eixo de estudo está relacionado à tecnologia da aviação (sistemas de fuselagem, estrutura da aeronave, eletrônica, sistemas de navegação, radares, etc.). O último eixo está relacionado às infraestruturas, ou seja, os aeródromos, aeroportos nacionais e internacionais, heliportos, assim como o conhecimento de rotas comerciais e do tráfego aéreo.

O pessoal técnico aeronáutico pode ser um piloto, um controlador aéreo ou dedicado à gestão de voos, sendo que este tipo de trabalho é altamente técnico. Estes técnicos se relacionam com outros profissionais do setor, por exemplo, os terceirizados e o pessoal dedicado à meteorologia. Estas atividades estão associadas a uma área mais específica, a investigação aeronáutica e espacial.

A investigação aeronáutica

Os projetos de investigação são essenciais para a indústria aeronáutica. As linhas de investigação são orientadas nos seguintes aspectos: nos novos materiais (os nanomateriais ou nanodispositivos); na escala nanométrica; nos materiais inorgânicos ou no estudo dos sistemas de navegação por satélite. Assim mesmo, há uma análise permanente para melhorar a investigação das ações vinculadas à aviação, por exemplo, nos exames médicos, nos sistemas de inspeção ou na delimitação de responsabilidades.

O valor estratégico das Ciências Aeronáuticas

O mundo da aviação em seu conjunto tem um valor estratégico em muitos sentidos e níveis. Na verdade, possui vínculos diretos com o turismo, com a mobilidade em um território e com outros setores industriais. Assim, as ciências aeronáuticas representam o conhecimento básico para projetar uma indústria de navegação que, por sua vez, está conectada a diferentes setores econômicos de um país.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ciências Aeronáuticas