Conceito de Ciência Política

A ciência política é uma disciplina de tipo social baseada no estudo teórico e prático da política, assim como dos sistemas políticos tais como monarquia, oligarquia, democracia, entre outros.

Vale destacar que se trata de uma ciência em constante inter-relação com outras ciências, tais como: economia, história, sociologia, etc.

Basicamente o que faz a ciência política é observar diversos fatos da realidade política para emitir princípios gerais desta atividade

Se tivéssemos que voltar às origens, deveríamos falar sobre o surgimento do homem, uma vez que o ser humano é um animal político desde as épocas mais antigas mesmo que nesse tempo não existia uma ciência formal.

Embora não haja uma única posição que nos permita indicar de maneira conveniente e exclusiva o início da ciência, muitos estudiosos do tema indicam o trabalho do filósofo e político italiano Nicolas Maquiavelo, no século XV, em pleno Renascimento, como seu começo formal.

Ainda mais, sua obra de teoria política “O Príncipe” foi amplamente difundida, desde o século XV com notável influência até os dias de hoje

Ela nos descreve diferentes modelos de estado de acordo com a origem da autoridade. Assim mesmo, trata de definir as qualidades que um príncipe deve reunir para poder governar com autoridade.

Desta maneira, Maquiavelo assentaria a real formalidade da ciência e, em seguida, com o transcorrer das décadas e dos séculos, a ciência política evoluiria graças à contribuição de diversos pensadores que analisaram as mudanças fundamentais da época.

Na atualidade, a ciência política está focada basicamente na análise do exercício do poder, na administração e gestão dos governos, no regime dos partidos políticos, assim como no processo eleitoral.

Imagem: iStock. Peshkova

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ciência Política