Conceito » Ciência

Conceito de Ciência




CiênciaO termo ciência provém do latim “Scientia” que significa aprender ou conhecer. O conhecimento, cientificamente falando, é resultado de uma profunda investigação que dá lugar à reflexão, com seus métodos próprios e com uma perfeita ideia da sistemática do real.
A ciência o que procura é construir teorias que expliquem fenômenos que possam ser verificados e sempre dentro do possível seja capaz de determinar que leis rejam o que chamamos previsibilidade.

A ciência tenta designar um conhecimento em forma de teoria, como exemplo tem a matemática, e também habilidades que no que se refere à prática. No caso da matemática especificamente foi a primeira ciência em aflorar na história da humanidade e é considerada uma das ciências mais simples que existem.

Durante bastante tempo o homem iniciou uma aventura em busca de conhecer as respostas a algumas questões relacionadas com a vida. No passado remoto as respostas para estas questões eram de natureza mística baseada na mitologia. Quando o ser humano começou a perguntar-se se a mística poderia dar todas as respostas que buscava, passou a pensar e a buscar explicações mais plausíveis, respostas com razões fundamentadas e deixando de lado as emoções e a religião. Derivado desta procura o homem começou a encontrar explicações mais realistas, que pudessem ser mantidas longe da ingenuidade ou da mágica. A nova forma de pensar do homem pode ter iniciado esta viagem em busca de conhecimento e assim surge o que conhecemos hoje como ciência.

A ciência nasceu da vontade natural do ser humano entender aquilo que não compreende perfeitamente, naquilo que é interessante, seja porque nos diz respeito, ou seja para que sejamos satisfeitos com uma resposta mais fidedigna sobre as coisas da vida e do universo.

A curiosidade levou ao estudo de fenômenos; o querer saber por que sucede esta ou aquela coisa, em saber como pode ser possível que o mundo em que vivamos está repleto de fatores aos quais não podemos entender. A ciência nasce dessa necessidade; nasce com o homem observando ao ser redor e buscando informação sobre o porquê e o como.

A ciência trouxe ao ser humano explicações sobre forma de teorias e leis universais devido à curiosidade do homem e da busca de respostas.

>> Próximo - Que Conceito >>