Conceito » Ciência

Conceito de Ciência




CiênciaCiência é uma das atividades que faz o homem desde o inicio dos tempos. A ciência é uma atividade combinada e as pessoas que a realizam, em geram, não possuem particularidades especiais diferentes às demais.
A ciência engloba uma importante parte de ideias conseguidas como resultado da ação intelectual da espécie humana com relação ao mundo físico onde se encontra. Este fato se deve a imensa e insatisfeita curiosidade do homem e a necessidade de explicar-se a si mesmo os assombrosos prodígios observados na natureza, investigando as causas que os provocam. O caminho para chegar até as espetaculares consequências de hoje foi longo, escabroso, muito difícil e podemos dizer que muitas vezes foi bastante perigoso. Homens e mulheres de várias épocas dedicaram sua vida e deixaram seu nome escrito na história para sempre. Podemos citar alguns deles, alguns que passaram a posteridade como Arquimedes, Galileu, Marie Curie, Newton, Einstein, entre muitos outros.

Os cientistas realizam seu trabalho dentro de um contexto social e histórico que atua direta ou indiretamente no seu labor. A economia e a política têm, atualmente, um forte domínio sobre o trabalho científico. De forma habitual, a ciência foi imaginada como um conjunto de ideias que leva à explicação dos fenômenos naturais. Certos campos da ciência como a física, a química, a astronomia, a geologia, a biologia, a medicina e seus campos mais concretos, entram diretamente no contexto daquilo que conhecemos como ciência. O desenvolvimento destas disciplinas ou matérias se realiza principalmente a utilização do chamado método científico, cuja característica mais importante é ser um método empírico ou experimental.

Etimologicamente, o termo ciência vem do latim “scire”, que significa saber, ou seja, que a informação básica da ciência é o conhecimento, ou mais especificamente, o próprio conhecimento humano.

A ciência como definição é conhecimento. Conhecimento este adquirido através de teorias. A maioria dos conhecimentos científicos está baseada em hipóteses que somente são aceitos como verdadeiros quando deixa de ser teoria e é provado na prática. Para um estudioso da matéria a ciência tem a função de estudar teorias hipotéticas para chegar a uma conclusão que seja plausível e que gere mais conhecimento.

A ciência é responsável por grandes descobrimentos que transformaram a vida do homem ao longo do tempo e que mudam a cada dia a percepção de muitos estudos relacionados com a mesma. A ciência leva o homem a conhecer mais o universo e seus seres englobando todos os aspectos da vida.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)