Conceito de Cidade Natal

Cidade-NatalO ser humano faz parte de determinada família a partir do momento em que nasce. Do mesmo modo, o ser humano nasce em um lugar específico do ponto de vista geográfico. Uma das principais necessidades emocionais de um ser humano são suas raízes, ou seja, o fato de pertencer a algum lugar específico.

A cidade natal é o lugar de nascimento de qualquer bebê. Assim, a data de nascimento traz a informação sobre a memória vital de um ser humano e sua história pessoal concreta. Vale ressaltar que a cidade natal não precisa ser a cidade de residência do bebê e do seu núcleo familiar. Ambos os dados podem coincidir, no entanto, também pode que não acontecer esse paralelismo.

O valor das raízes

Uma pessoa pode nascer em uma cidade ou em qualquer povoado. Geralmente, o indivíduo experimenta um carinho emocional desta área geográfica por estar vinculado a sua história pessoal e o valor das suas raízes.

Quando se analisa a biografia de personagens ilustres sempre se leva em conta dados importantes que do ponto de vista biográfico trazem os aspectos mais específicos de sua história: a data e o lugar de nascimento mostram o início de uma nova vida, uma nova história pessoal que começa.

Os laços emocionais com o lugar

As pessoas não só podem estabelecer laços afetivos com amigos, familiares, colegas de trabalho e conhecidos, mas também criar laços emocionais com o lugar, pois o mesmo tem um valor muito importante para sua história pessoal ou de seus antepassados.

Assim como uma pessoa cultiva suas amizades compartilhando o tempo em comum, do mesmo modo, uma pessoa pode estabelecer uma relação emocional com sua cidade natal ao visitá-la com frequência e passar uma estadia no local (no caso de que a cidade de nascimento e o lugar de residência não sejam os mesmos).

Da mesma forma, existem símbolos emocionais que podem ter um significado especial, por exemplo, uma fotografia de um monumento da cidade de nascimento. O prazer de desfrutar dos lugares mais emblemáticos da cidade, percorrer pelas ruas, conversar com os vizinhos, além de apreciar a beleza da cada canto alimenta a autoestima e faz a pessoa sentir-se parte cada vez mais do lugar.

Foto: AleksandarNakic I iStock

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cidade Natal