Conceito » Cidade

Conceito de Cidade




Realmente não é fácil conceituar Cidade, não resta dúvida que é uma tarefa que a primeira vista pode ser complicada. Alguns especialistas sobre o assunto, além de divergir muito pouco sobre o tema, coincidem na maioria das opiniões resultantes do estudo sobre o significado de Cidade. São muitos tipos de visões percebidas e muitas opiniões para conceituar cidade. Pode-se fazer uma análise mais profunda e dar um significado global sobre o conceito.

Alguns afirmam que cidade é a representação mais profunda e radical com respeito ao que homem interviu ao longo de sua história. Outros garantem que no período neolítico já havia populações que poderia ser perfeitamente denominadas ou identificadas como cidades. A criação de animais e o desenvolvimento de lavouras em terras férteis deixaram algumas marcas para que o homem moderno pudesse identificar estes lugares como uma cidade.

Diz-se que antes que o homem pudesse pensar neste conceito como tal, já havia uma forma humana de residência fixa, ou seja, uma cidade. O que determina estes parâmetros de conceito é a existência de provas científicas que avaliam a formação destes núcleos urbanos habitados, portanto, as cidades já existem ha muito tempo na vida do ser humano.

Quando se fala do termo cidade, se torna impossível não ligar esta palavra como uma urbanização. Um processo que inclui estabelecer-se num determinado lugar, construir moradias, desenvolver campos para plantio e cultivo de alimentos, estabelecer relações econômicas, etc., promove em certa maneira a ideia que temos hoje em dia sobre cidade. Diz-se também que uma cidade se inicia a partir de um negócio, ou seja, onde se estabelece um mercado também se desenvolve uma cidade.

Nos dias atuais a definição de cidade está unida ao conceito de que é uma zona povoada densamente onde se juntam zonas de residências, comércios e indústrias em geral. Uma zona de população elevada e prevista de uma rede de edifícios designados a todos os fins (moradia, comércios, fábricas, etc.), que estão reunidos de forma aleatória ou não, e que servem para que uma cidade se desenvolva e seja autossuficiente.

Cada cidade tem sua própria identidade, seus habitantes tem um estilo de vida particular, suas infraestruturas foram desenhadas para que a vida na mesma torne-se o mais segura possível. Numa cidade prima a formação de setores industriais e se desenvolvem atividades econômica de todos os tipos, fazendo com que a cidade cresça e se desenvolva.
Cidade

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)