Conceito de Cidadania Ativa

Cidadania-AtivaCom sabemos, a cidadania é a condição de um cidadão em relação a sua nação. Sendo assim, esse caráter de cidadão é o que lhe dá uma série de direitos e obrigações civis a respeitar.

No entanto, a cidadania ativa é um conceito que se aplica a todas as pessoas que integram e se comprometem com a comunidade. Isto é, o cidadão ativo se encontra absolutamente envolvido em todos os assuntos que correspondem à comunidade que vive e participa. Em contraste a esse cidadão comprometido, existem também aqueles que não participam de nada dentro da comunidade.

Quando nos referimos às comunidades que um cidadão ativo participa, devemos esclarecer essas podem ser tanto um país como uma escola.

As comunidades com preponderância de cidadãos ativos tendem a funcionar melhor do que as que estão voltadas para o individual, simplesmente pelo fato de promoverem a solidariedade e de preocupar-se com o próximo. Assim, devemos estar melhores e não deter-se aos êxitos pessoais para o bem comum da nação.

Como mencionado anteriormente, a cidadania ativa não tem nada a ver com a adoção de uma atitude passiva, pelo contrário, há um compromisso de participar com a voz e o voto em tudo o que acontece e demanda uma mudança. Na cidadania ativa não se espera outra coisa do que modificar esse estado e propor algo melhor, mas também se preocupa com que todos consigam por si e possam desfrutar do momento.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Cidadania Ativa. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/cidadania-ativa >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Cidadania Ativa