Conceito de Cidadania

CidadaniaO termo cidadania tem um conceito bastante extenso e faz referência a um processo jurídico ou político; neste processo os cidadãos vão adquirindo direitos dos mais variados, como, por exemplo, direitos civis, direitos sociais e direitos políticos. Não somente de direitos está caracterizada a cidadania, um fator de máxima importância para poder entender o termo é que com a cidadania devem-se observar os deveres dos cidadãos dos quais podemos citar alguns: os impostos, serviço militar (em alguns países), obrigações sociais. Para exercer a cidadania como um todo se deve observar e respeitar as leis e as normas de um Estado.

Uma das expressões máxima da cidadania em alguns países é o ato de votar; de escolher quem dirige a nação, a comunidade, a cidade, etc. Com o voto o cidadão está praticando um exercício pleno de cidadania e está expressando sua vontade para os demais. Neste ato sublime de cidadania, um dos mais importantes, se decide o destino de um povo durante um período de tempo, de acordo com o estabelecido nas leis eleitorais.

Para exercer a cidadania é necessário cumprir com as obrigações próprias da mesma. Devem-se ter condições consideradas como necessárias para exercer esse direito que está também previsto de deveres. É possível adquirir a cidadania de um país no qual não se nasce e receber os mesmos direitos e observar os mesmos deveres dos cidadãos deste país através das condições impostas pelo mesmo e de acordo com condições especiais determinadas por cada nação.

A palavra cidadania fazendo alusão a esta participação comunitária deve seu uso a circunstâncias históricas que nos faz retroceder à civilização grega. Naquela época, a organização política estava centralizada em cada cidade, que conformava um verdadeiro Estado. É particularmente famoso o exemplo de Atenas, que se tem como o primeiro caso de democracia na história da humanidade. Nestas cidades somente se consideravam cidadãos aos homens, na medida em que somente estes podiam tomar as armas para proteger a cidade contra ataques externo. Esta concepção de cidadania foi adotada e desenvolvida pelo Império Romano.

Atualmente, a condição de cidadão se obtém a partir de um determinado momento da vida humana que se identifica com a maioria de idade, circunstância na qual se considera que uma pessoa pode fazer frente com critério suficiente e capacidade as obrigações e direitos que se apresenta na covivência em comunidade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cidadania