Conceito de Ciberbullying

CiberbullyingAs novas tecnologias representam uma nova realidade nas relações pessoais, no entanto, através dos meios tecnológicos é possível manter um contato frequente com os amigos. As novas tecnologias são fantásticas porque trazem muitos benefícios positivos nas relações pessoais ao ponto de que são muitas as pessoas que encontram seus amores através de um portal de encontro online. Entretanto, o que torna essa tecnologia positiva é a maneira como o usuário a utiliza.

Infelizmente, também é possível o mau uso dessas tecnologias como mostra o exemplo das situações específicas de assédio virtual e que determinam o ciberbullying. Há pessoas que utilizam a internet ou o celular para realizar chantagem psicológica com a outra pessoa ou então para ameaçá-la. O ciberbulling mostra uma forma de intimidação em que o perseguidor tem a vítima como objeto e causa terror através de ações pouco éticas.

O ciberbulling é um problema real afetado de forma especial na adolescência. O assédio escolar é um problema enfrentado pelos jovens no colégio. Entretanto, com a evolução das relações através das novas tecnologias, existem jovens que apenas vivem o assédio presencial através das humilhações ou indiferença por parte dos colegas de classe, mas que também sofrem com essa dor através das tecnologias.

Em caso de ser vítima de uma situação como essa é muito importante comunicar o que está acontecendo a um adulto, por exemplo, aos pais ou a um professor. É importante pedir ajuda e buscar apoio para encontrar uma solução a respeito.

Os efeitos psicológicos do ciberbulling são notáveis, por exemplo, problemas de autoestima, medo e isolamento. É fundamental utilizar tecnologias sempre com um critério ético e recordar que o mesmo respeito deve haver nas relações pessoais cara a cara, como também no contato virtual com os demais.

Em termos emocionais, é inteligente utilizar as tecnologias de forma positiva para que o contato virtual seja um reforço positivo nas relações pessoais com os amigos e, desta forma, graças a essa coerência, as relações também se fortalecem.

Concluindo, vale recordar que ciberbulling é crime.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Ciberbullying