Conceito de CIA

As siglas CIA significam em inglês Central Intelligence Agency. A CIA é uma instituição sediada na cidade independente de Langley, pertencente ao condado de Fairfax, do estado da Virginia, nos Estados Unidos. A CIA foi criada após a 2ª Guerra Mundial no contexto histórico da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética.

Qual é o objetivo e a missão da CIA

O propósito fundamental deste órgão é velar pela segurança nacional e combater qualquer perigo potencial que venha atingir os Estados Unidos. A CIA combate diversas ameaças: o terrorismo internacional, as atividades de espionagem de outras nações, as armas nucleares, o crime organizado, entre outras.

Como o objetivo da CIA é velar pela segurança dos Estados Unidos não é possível conhecer toda a informação relacionada a este organismo. Na verdade, todos os dados são catalogados como “informação classificada”, ou seja, trata-se de algo que deve permanecer em segredo. Se não fosse assim, estaria oferecendo informação útil aos potenciais inimigos que pretende combater.

A CIA é um serviço de inteligência equivalente a outros órgãos bem reconhecidos, tais como o Mossad em Israel, a KGB na extinta União Soviética ou a Stasi na antiga República Democrática Alemã.

O lado obscuro da CIA

Todos os serviços de inteligência de um país possuem o dobro da dimensão: proteger o país, por sua vez, sua tarefa de proteção deve realizar ações dentro da legalidade ou então diretamente na ilegalidade. Este lado obscuro pode ser justificado em algumas ocasiões (quando se fala das razões do estado), mas é indiscutível que a CIA e os demais serviços de inteligência sejam órgãos que se encontram sobsuspeita permanente.

Documentos reveladores filtrados

Há estudos e provas que apontam que a CIA teve relação com a queda de alguns regimes estrangeiros e que se colocavam contra os interesses dos Estados Unidos. Por outro lado, tanto a literatura como o cinema sempre trataram esses aspectos questionáveis do serviço de inteligência.

A CIA, um mal necessário?

Para alguns, as atividades da CIA obedecem a uma necessidade estratégica e inclusive a consideram como um “mal necessário” (deve-se espiar). Para outros, a existência da CIA é uma prova de que a ordem internacional funciona com certas regras desconhecidas e que vai mais além do que os cidadãos podem conhecer através dos canais democráticos.

Foto: iStock, innovatedcaptures

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados CIA