Conceito de Chuvas de Ideias

Chuvas-de-ideiasO processo conhecido como chuva de ideias (ou também popular em inglês como brainstorming) é um processo didático e prático através do qual se tenta gerar criatividade mental sobre um tema. Tal como se diz o nome, a chuva de ideias estabelece o pensar rápido e de maneira espontânea em ideias, conceitos ou palavras que possam relacionar-se com um tema previamente definido e que, então, possam servir diferentes fins. O processo de chuva de ideias é hoje em dia muito utilizado em espaços tais como reuniões de trabalho, salas de aula, em debates, etc.

A noção de chuva de ideias parte do fato de ampliar a participação e democratizá-la a todos os presentes envolvidos na reunião ou acontecimento. Isto acontece porque considera-se que muitas mentes, com suas particularidades, contribuem melhor à geração de ideias e possíveis projetos do que uma só. Então a chuva de ideias começa com a definição de um tema ou talvez com o estabelecimento de um problema ou conflito a resolver. Em seguida, os membros ou os presentes são convidados a propor ideias, conceitos, possíveis soluções, maneiras de agir em relação ao tema ou conflito proposto. É por isso que por muito menos estruturado e rígido que outras técnicas e planejamentos são conhecidos.

É importante para que a chuva de ideias funcione corretamente dar um tempo mais ou menos determinado ao momento de participação aberta a todos e logo passe por uma segunda etapa em que esses conceitos devem ser polidos, organizados, classificados e se necessário, eliminados da lista. O processo de depuração pode ser realizado por um profissional ou conhecido sobre o tema a ser trabalhado (por exemplo, o professor da aula), mas em alguns casos pode ser completado pela mesma quantidade de pessoas que participou anteriormente.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Chuvas de Ideias