Conceito de Chikungunya

ChikungunyaA Chikungunya, doença também conhecida como chicungunha, é um processo infeccioso febril ocasionado pelo vírus Chikungunya, microrganismo endêmico de países africanos que foi identificado pela primeira na Tanzânia, disseminado para outras nações africanas e que logo após se espalhou em países da América, especialmente na região do Caribe.

Este vírus é adquirido por inoculação durante a picada de um mosquito infetado do gênero Aedes, o mesmo mosquito que transmite outros vírus da mesma família e que é capaz de produzir outras febres hemorrágicas como é o caso da Dengue e da Febre Amarela. Esta doença não é transmitida por secreções nem pelo contato direto com pessoas doentes.

A palavra Chikunguya é um termo africano que significa “dobrado ou curvado” e se refere a um dos principais sintomas desta doença como a dor e a inflamação articular que faz com que os pacientes não se movam e permaneçam encurvados. A febre ocasionada pelo vírus Chikunguya costuma ser bem alta, entre 39 e 40 graus, as articulações se inflamam e aumentam de volume de forma simétrica, especialmente nas articulações das mãos, dos pés e das costas. Outros sintomas associados são decaimento, erupção cutânea, inflamação ocular, náuseas e vômitos.

Na maioria dos casos, esses incômodos duram de uma a duas semanas e em seguida desaparecem completamente. Em um pequeno número de casos, a doença entra em fase crônica onde a inflamação e a dor articular persiste por várias semanas ou meses. Nos pacientes com alterações do sistema imune, nos portadores de doenças crônicas como diabete e hipertensão, como também nas crianças e idosos, aumenta o risco de desenvolver gravidade desta doença e afetar o sistema cardiovascular afetando o sistema nervoso e as células sanguíneas podendo ocorrer complicações como hemorragias por causa da diminuição do nível de plaquetas. Assim os casos graves podem levar o paciente à morte, embora esses casos sejam pouco frequentes.

O Chikungunya não tem um tratamento específico, as medidas adotadas servem como suporte para aliviar os sintomas e evitar complicações. Diante do incômodo dessa doença, deve-se iniciar o repouso e usar somente Paracetamol para aliviar a dor e baixar a febre. É importante beber muito líquido par evitar a desidratação e reforçar as medidas preventivas para evitar sua propagação. Deve-se evitar também o uso de medicamentos anti-inflamatórios como Ibuprofeno, Diclofenaco, Cetoprofeno e Naproxeno, pois estes aumentam o risco de que ocorra uma hemorragia grave em caso de uma diminuição nos níveis das plaquetas. Uma vez superada a doença, desenvolvem-se certos anticorpos que protegem a vida das pessoas.

A melhor estratégia diante dessas doenças com potencial de tornarem-se epidêmicas, como é o caso do Chikungunya, da Dengue e da Febre Amarela, é a prevenção através do controle dos vetores. É necessário realizar uma fumigação e eliminação das águas estancadas que constituem os principais criadores dos mosquitos desse gênero. Também é eficaz o uso de roupas adequadas, mosquiteiros e repelentes. Ainda não existe uma vacina como forma de prevenção para essa doença.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Chikungunya