Conceito de Cheque Visado

Cheque-VisadoO cheque é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mundo. É usada tanto por pessoas como por empresas para quitar suas dívidas, pendências, pagar suas compras, entre outras.

Quando uma pessoa ou empresa emite um cheque ao outro para cumprir com suas obrigações, este último pode ir a uma instituição financeira correspondente e retirar o valor em dinheiro determinado pelo cheque.

Existem vários tipos de cheque, no entanto, o cheque visado é um tipo especial que como qualquer outro cheque pode ser empregado para pagar uma terceira pessoa. No entanto, sua particularidade é o aval do banco emissor, pois esta é a forma mais segura na hora de receber um pagamento por parte de alguém que não tem muita informação ou conhecimento de seu histórico de pagamentos e situação financeira.

Acompanhada pela longa história de utilização de cheques para pagamento de produtos e serviços, existe a tradição de falsificação dos documentos de pagamento.

Assim, diante dessa situação, o cheque visado passou a ser uma excelente alternativa para aceitar um pagamento, mesmo sem o conhecimento do emitente, porque existe um banco por detrás que certifica e avalia a confiabilidade do cheque.

Mas atenção! Eles não podem ser superconfiados, devem ser levadas em conta todas as precauções porque há muita sofisticação na falsificação de cheques graças às novas tecnologias e assim qualquer um pode ser enganado.

Vale lembrar que os cheques visados são comprados somente nos bancos, como também é habitual que o banco para proteger-se apenas venda o cheque a seus clientes e àqueles que dispõem de fundos bem avaliados.

Geralmente um cheque visado apresenta os seguintes dados: a denominação do cheque emissor; o valor do dinheiro; o nome da pessoa destinatária, ou seja, quem irá receber o pagamento, como também a assinatura do responsável do banco em questão.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cheque Visado