Conceito de Cheque Administrativo

cheque-administrativoO cheque é sem dúvida uma das modalidades mais usadas em todo mundo. Ele não é apenas utilizado para pagar os bens adquiridos no comércio, mas também usado pelas empresas para pagar seus fornecedores e prestadores de serviço que trabalham de maneira freelancer, entre outros.

Basicamente, o cheque é um documento ou ordem de pagamento escrita que autoriza uma pessoa a retirar uma quantia em dinheiro depositada em uma conta bancária que geralmente corresponde à pessoa ou empresa que paga, ou seja, o signatário do cheque possui uma conta bancária no banco e emite o cheque em questão.

Assim, como melhor forma de pagamento e de maneira mais popular, existem vários tipos de cheques, sendo o cheque administrativo um deles.

O cheque administrativo é o tipo de cheque em que uma instituição financeira precisa fazer o pagamento e assegura o recebimento pessoa por possuir fundos suficientes. Isto é, o cheque administrativo não pode deixar de ser pago para quem recebe.

No entanto, para que este tipo de cheque seja reconhecido e válido, as entidades financeiras que o emitem devem carimbá-lo e indicar o registro de certificado ou administrativo, entre as opções mais frequentes, além de sua assinatura.

Ainda assim, há outra questão relacionada à emissão deste tipo de cheque, o banco que detém sua conta precisa abonar o cheque. Desta forma, garante a disponibilidade dos fundos do cheque.

Vale destacar que o banco emissor pelo simples fato de emitir este tipo de cheque cobra uma taxa de serviço a seu cliente.

Sem dúvidas, este tipo de cheque garante o recebimento da devida importância e há uma grande demanda de credores que utilizam este serviço.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cheque Administrativo