Conceito de Certidão de Nascimento

Certidao-de-nacimentoA certidão é um documento escrito que permite o registro de um determinado acontecimento, tornando-se o certificado oficial desse fato em questão, ou seja, assim realizado não será necessário mais comprová-lo. Geralmente, as certidões são realizadas sob uma autoridade competente, com a presença de testemunhas e com registro preciso do dia e da hora firmados.

Enquanto isso, a certidão de nascimento é o documento que comprova o nascimento e, portanto, a existência de uma pessoa. Para ser conseguido, deve-se comparecer ao registro civil correspondente ou autoridade civil que corresponda de acordo com o lugar de nascimento.

Sempre que uma pessoa tenha que provar sua identidade diante de um órgão, autoridade, governo ou entidade que o solicite, deve-se mostrar sua certidão de nascimento porque nela estão contidos fielmente todos os dados pessoais como: nome dos pais, dia e hora de seu nascimento, além da cidade, estado e país.

A certidão de nascimento é o primeiro documento que tem uma pessoa, comumente, é processado nos primeiros meses de vida, porque deve ser realizado logo após o nascimento; uma vez certificado pelo médico do hospital, o pai pode comparecer ao registro civil correspondente a sua jurisdição para registrar a criança recém-nascida com o nome escolhido e o sobrenome dos pais.

Tradicionalmente se registra a criança com o sobrenome do pai, embora em tempos modernos também sejam registrados os sobrenomes do pai e da mãe, sendo primeiro o da mãe e depois do pai. Entretanto, em alguns países esse procedimento ocorre ao contrário, sendo primeiro o sobrenome do pai e depois o da mãe.

É tão grande importância da certidão de nascimento que sem ela é quase impossível obter licenças ou conseguir autorizações especiais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Certidão de Nascimento