Conceito de Cerebelo

CerebeloO cerebelo é uma estrutura que faz parte do sistema nervoso central, está localizado na parte posterior e inferior do crânio, logo abaixo do cérebro separado por uma membrana meníngea conhecida como tentório do cerebelo. O cerebelo está constituído por lóbulos e uma parte central que os juntam denominada Vérmix, por onde recebe e emite sinais a diversas estruturas como o cerebelo, troncas cerebrais e medula espinhal.

O cerebelo controla os movimentos

O cerebelo controla varias funções do organismo, mas seu papel mais importante está relacionado à coordenação dos diferentes movimentos, o qual gera grande impacto sobre o equilíbrio.

Esta coordenação é conhecida como sinergia muscular, que é a capacidade de usar os diferentes músculos de forma harmônica para realizar determinados movimentos, especialmente, quando são realizados de forma rápida ou alternados. Desta forma, é possível realizar movimentos com suavidade e precisão.

Principais manifestações das perturbações do cerebelo

Esta estrutura pode ser a causa de diversas doenças ou transtornos, como nos casos de acidente cerebrovascular, nas hemorragias, traumatismos, infecções ou tumores. Qualquer dessas lesões é capaz de originar uma série de alterações que incluem:

- Afetação do tônus muscular: os músculos perdem o estado normal de contração tornando-se fracos e flácidos afetando a motilidade.

- Dismetria: a falta de sinergia faz com que os movimentos se tornem bruscos e exagerados, pois é difícil deter o movimento ao realizar uma ação, por exemplo, quando ultrapassamos a mão além do lugar que se encontra um objeto que pretendemos pegar ou quando levantamos demais a perna além do necessário para subir um degrau.

- Tendência para ir aos lados: esse descompasso é devido à falta de sinergia dos músculos do tronco.

- Tremor: as pessoas com algum tipo de lesão no cerebelo têm tremores característicos que aparecem durante o movimento e desaparecem no repouso; podem afetar somente um lado do corpo como apenas uma mão.

- Distúrbios do equilíbrio: as lesões do cerebelo afetam a estática, que é caracterizada pela instabilidade ao permanecer em pé por falta de tônus muscular, isso faz com que se busque separar as pernas e mantê-las retas para compensar. Com a sinergia afetada, o caminhar para um lado ou para o outro fica cambaleante e igual ao de uma pessoa embriagada.

- Disartria: este é um distúrbio da articulação das palavras que atinge as pessoas que possuem o cerebelo lesado, assim, a fala se torna entrecortada e explosiva.

Foto: iStock, posteriori

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cerebelo