Conceito de Célula Procarionte

Celula-ProcarionteAs células procariontes são conhecidas como células que não possuem em sua composição um núcleo celular diferenciado e seu DNA se encontra espalhado pelo citoplasma, que é a parte das células que abrange aos orgânulos celulares e que facilita seu movimento. Em contrapartida, as células que observam o núcleo são conhecidas como eucariontes e são diferentemente das anteriores, as formas de vida mais populares e complicadas que existem.

Os organismos são formados por células procariontes e na maioria das vezes são conhecidos como organismos unicelulares. Outra grande diferença apresentada pelos procariotas em relação aos eucariotas é que seus metabolismos são amplamente variados, resistindo a condições ambientais adversas em matéria de temperatura e acidez.

Existe uma forte crença que todos os organismos vivos de hoje em dia tem uma origem unicelular, e que através dos anos e por um longo e lento processo de evolução derivou de um tipo de células mais complexas, como os eucariontes, quase com segurança devido à combinação em uma mesma célula de duas ou mais procariontes.

Entre as formas através das quais estas células são alimentadas se destacam a síntese quimio, que estabelece a transformação de moléculas e nutrientes em matéria orgânica mediante ao método de oxidação de moléculas inorgânicas. E a fotossíntese é o processo através do qual algumas plantas, algas e bactérias apreendem e usam a energia que apresenta a luz, convertendo a matéria inorgânica em orgânica, algo vital e essencial para seu desenvolvimento.

No entanto, as células procariontes podem ser reproduzidas assexuadamente, ou seja, por bipartição. Cada célula se partirá em duas, com a prévia divisão do núcleo e a posterior separação do citoplasma.

Ou então por conjugação, que estabelece um procedimento sexual onde os gametas se unem temporalmente, transferindo material genético de quem exerce o papel de doador ao receptor.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Célula Procarionte