Conceito » Célula

Conceito de Célula




CélulaCélula é a menor unidade de um organismo. As células são autônomas e se comportam como tal. Todos os organismos vivos estão formados por células, e geralmente é aceito que nenhum organismo é um ser vivo se não possui pelo menos uma célula. Alguns micro-organismos, como por exemplo, as bactérias, são organismos unicelulares, ou seja, estão formados por uma única célula.

No referente a outros organismos mais complexos como podem ser os animais e os vegetais que estão formados, numa perfeita organizações de micro-organismos que formam os tecidos e órgãos a célula é a unidade formadora dos mesmos distribuindo-se em milhões de unidades distintas entre si e cada uma delas com funções diferentes. Ainda que os vírus e os extratos acelulares realizem muitas das funções próprias da célula viva, carecem de vida independente, capacidade de crescimento e de reprodução próprios das células e, por tanto, não se consideram seres vivos.

A biologia estuda as células em função de sua constituição molecular e a forma em que cooperam entre si para constituir organismos bastante complexos, como o ser humano. Para poder compreender como funciona o corpo humano são, como se desenvolve e como envelhece e o que falha no caso de uma doença, é imprescindível conhecer as células que o constituem.

A célula é a unidade funcional, estrutural, de origem, genética e patológica, de cada um dos seres vivos que habitam no mundo. A célula é considera unidade funcional já que cumpre com as funções vitais, como por exemplo, a respiração. É estrutural porque é a menor porção da vida que forma a estrutura dos seres vivos, além do que dá origem aos mesmos e a outras células. Outra de suas funções é a de transmitir os genes; mas não somente isso, senão que também transmite enfermidades e pode contagiar-se delas.

Muito mais além de seus diferentes aspectos e funções, a definição de célula nos informa que todas elas estão envolvidas numa capa protetora, mais conhecida no meio acadêmico como membrana plasmática, a qual guarda uma substância mais conhecida como citoplasma e que é possui água como elemento principal e mais abundante na sua formação. No interior da célula se produzem uma infinidade de reações químicas, estas são as que lhes permite crescer, eliminar resíduos e gerar energia; o conjunto de todas essas reações é conhecido como metabolismo. Cada uma das células que conformam nosso corpo conta com informação valiosa contida no DNA (ácido desoxirribonucleico); essa informação é a que se encarrega de dirigir as atividades das células e assegurar a reprodução dos organismos e a passagem das características de um indivíduo para a sua descendência.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)