Conceito de Celeste

O termo celeste é muito utilizado em nosso idioma e se refere a várias questões.

Um dos usos mais comuns serve para denominar a vasto universo de cores existentes. O celeste é um azul claro, igual a cor que se apresenta no céu e que desde os tempos antigos é mencionada.

Inclusive quando se quer dar a ideia de cor celeste a algo, a um objeto ou peça de roupa, costuma-se dizer que o celeste tem a mesma cor do céu.

Em consequência desta grande relação celeste-céu é que o conceito passou a ser utilizado pela astronomia para referir-se aos corpos ou objetos apreciados no céu.

Apesar desse vínculo quase que exclusivo que a cor celeste estabeleceu com o céu, vale destacar que o celeste é uma cor muito usada na hora da escolha e confecção dos brasões, escudos e bandeiras dos países. Na maioria dos casos, tem sido justamente essa proximidade com o céu que determina tal situação. Por exemplo, as bandeiras e escudos das repúblicas da Argentina e do Uruguai possuem a cor celeste como a que mais sobressai na bandeira de cada país.

No caso da Argentina o celeste se mistura com o branco, enquanto que no Uruguai a cor celeste é prioritária. Inclusive na gíria do futebol a seleção uruguaia é chamada de celeste devido à cor prevalecente de sua bandeira.

E continuando com essa preferência do Uruguai pela cor celeste, devemos mencionar que na região de Salto no Uruguai existe um povoado pequeno com esse nome.

Além disso, o celeste tem sido utilizado desde os tempos antigos como símbolo de masculinidade. Assim quando uma mulher está grávida de um menino, ela costuma a comprar roupas e objetos dessa cor; da mesma maneira que quando está grávida de uma menina costuma comprar objetos na cor rosa, a mesma que representa a feminilidade.

Por outro lado, a palavra celeste também pode ser nome próprio de uma mulher. Esta utilização costuma ser frequente na América Latina. E justamente para referenciar Celeste como uma pessoa que pertence ao céu.

>> Próximo - Que Conceito >>


Para citar no seus trabalhos (Norma ABNT):

Celeste. QueConceito. Sao Paulo.
Disponível em: < http://queconceito.com.br/celeste >. Acesso em: [data-na-qual-o-artigo-foi-visto]

Relacionados Celeste