Conceito de Caspa

CaspaA caspa é uma descamação acelerada das células mortas da pele do couro cabeludo, como também é produzida pela camada superficial da pele por um fungo chamado Malassezia globosa. Embora seja um problema médico ocasiona grande impacto nos fatores psicológicos como na autoestima de quem sofre.

Este fundo é capaz de irritar as células mais superficiais do coro cabeludo aumentando a velocidade de sua descamação, isso torna mais evidente esse processo que em condições normais costuma passar despercebido.

Esta condição é mais comum nas pessoas que possuem o coro e os cabelos oleosos, especialmente quando não usam shampoo ou produtos cosméticos adaptados a seu tipo de pele. Estas gorduras favorecem o crescimento do fungo e deixa suas escamas aderidas no cabelo e na roupa tornando-as mais visíveis.

A caspa pode afetar também as orelhas. Em alguns casos pode ocorrer a vermelhidão da pele, a coceira, a ardência e a dor. As escamas podem agrupar-se formando crostas.

O meio mais eficaz para controlar e combater a caspa é a lavagem do cabelo e do coro cabeludo com shampoo à base de substâncias antimicóticas como o cetoconazol ou componentes como o sulfuro de selênio. Estas substâncias são capazes de erradicar o fungo causador da caspa solucionando o problema se usado uma ou duas vezes por semana.

Uma vez erradicada é possível que a caspa reapareça apresentando-se de forma cíclica, no que é recomendável tomar medidas preventivas para mantê-la controlada, como é o caso da lavagem regular do cabelo com produtos anticaspa, além de adotar medidas para diminuir a produção de gordura no coro cabeludo.

Existe um distúrbio que pode ser confundido com a caspa, trata-se da Dermatite Seborreica, doença crônica da pele que vem acompanhada de uma grande produção de gordura com descamação, mas que se apresenta de forma mais acentuada na presença de uma vermelhidão produto da inflamação local. Além do coro cabeludo pode afetar também as sobrancelhas, a barba e as beiradas do nariz.

A dermatite seborreica se apresenta em forma de escamações ou vermelhidões que estão relacionadas às situações de estresse ou aos transtornos que afetam o sistema imunológico. Seu tratamento é diferente da caspa, baseia-se no uso de cremes ou loções com esteroides que desaparecem por completo. Foi percebido que a exposição à luz solar costuma diminuir estes sintomas dos pacientes afetados pela dermatite seborreica.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Caspa