Conceito de Carvão Vegetal

CarvAo-VegetalComo se sabe, o carvão é um mineral e um dos materiais naturais mais importantes existentes no planeta Terra, pela utilização que dá ao ser humano em sua vida cotidiana e profissional, para obter energia e no desenvolvimento das indústrias, uma vez que se trata de um combustível eficiente e que mesmo assim precisa de diferentes processos da natureza.

Resulta da carbonização de diversos tipos de vegetais e organismos vivos que já morreram há milhares de anos e que ao longo dos séculos se fossilizaram.

Enquanto isso, o carvão vegetal é um material produzido através do aquecimento da madeira e de outros resíduos vegetais em uma altíssima temperatura, por volta de 400 a 700 graus de calor sem medição de ar.

Entre seus traços físicos que mais se destacam estão a fragilidade, a porosidade e a solidez, além da sua composição predominantemente de carbono com quase 80% deste material.

Há décadas atrás sua produção era complicada e bastante perigosa pelos riscos que poderia causar à vida da pessoa, pois este material era colocado ao fogo e após sua queima era transportado, porém corria-se o perigo que uma pilha de carvão vegetal caísse sobre a humanidade.

Atualmente, utiliza-se uma metodologia mais evoluída e segura, pois é realizada em fornos especiais.

Os principais problemas relacionados ao carvão são, por um lado, o dano ambiental por causa de sua exploração normalmente realizada em minas a céu aberto; por outro lado, trata-se de um recurso natural não renovável, que pode acabar a qualquer momento se o nível de exploração continuar ativo como nos dias de hoje.

Aliás, a saúde das pessoas submetidas à aspiração do monóxido de carbono emanado na queima pode estar em perigo, por acaso, também é considerado um material problemático neste sentido.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Carvão Vegetal