Conceito » Cartografia

Conceito de Cartografia




CartografiaPara conceituar cartografia deve-se fazer primeiramente uma menção ao nome de Manoel Francisco de Barros e Souza de Mesquita de Macedo Leitão, português, que foi o segundo dos Viscondes de Santarém, que no ano de 1839 introduziu o termo fazendo referência à cartografia.

Este vocábulo, cartografia em termo etimologicamente significa descrição de cartas. A cartografia é considerada como uma arte; a arte que representa parcialmente ou totalmente a superfície da terra em forma aproximada de uma esfera. É uma representação feita em escala reduzida e representada como um sistema de projeção.

Desde tempos antigos a necessidade do ser humano de saber onde estava e fazer conhecer sua localização ou a localização de lugares, o levou a reprodução de representações sobre diversos materiais como tábuas de argila, onde executavam gravuras com referências geodésicas que indicavam a localização de lugares.

Uma tábua de argila de forma redonda datada ao redor de 2.300 a.C., na Mesopotâmia, na região que hoje conhecemos por Iraque, é considerado como o primeiro mapa cartográfico da história do homem. Também no Egito, no ano 1.000 a.C., foram encontrados em tumbas desenhos representativos sobre locais, paisagens e alguns rios. Considerada como o primeiro mapa-múndi, aquele mapa fazia representação, na concepção de quem o produziu, ainda que em realidade o mapa diste muito do desenho do mundo, tal e como é conhecido nos dias de hoje.

Com as incursões dos navegadores a partir do século XII, inicia-se a produção e o uso de mapas e cartas que abrangiam zonas cada vez maiores do globo terrestre dando assim origem aos relatos com características mais técnicas sobre as viagens destes navegadores. Três séculos mais tarde, mais precisamente no século XV, no período considerado como a época das grandes navegações, onde a importância dos mapas e cartas estimulou a sua produção; com um dado inaudito: a representação de monstros marinhos e figuras da mitologia.

No século XVII, já com o uso de telescópios a cartografia começou a dar passos mais avançados e se desenvolveu mais ainda, porém o auge da cartografia se deu entre os anos 70 e 80 do século XX, quando a informática interferiu no processo com a geodésia mais modernizada devido à introdução de banco de dados digitais mais precisos.

>> Próximo - Que Conceito >>