Conceito de Cartaz

cartaz do filmeO cartaz é um aviso que comunica algum evento futuro ou situação atual e que geralmente apresenta uma dimensão considerável para que seja bem apreciado e notado pelo público que será dirigido e uma deliberada intenção artística que buscará atrair mais do que o normal.

No entanto, o cartaz é uma das principais ferramentas que conta com a publicidade na hora da comunicação visual urbana. Ou seja, com isto não significa que nos lugares mais afastados das metrópoles não encontremos com este tipo de meio para anunciar a seus moradores a realização de um show musical, entre outras questões, por exemplo, mas que em realidade este recurso não é tão massivo nem invasivo como acontece nas cidades mais importantes do mundo, que se você observá-los com muito cuidado e detalhadamente descobre que acabam sendo centenas de cartazes que anunciam e oferecem várias coisas, desde apresentações de shows até as bebidas que ficam estampadas nas paredes dos bares, além das latas de lixo e outros meios de comunicação pública destinados a esse efeito, em todos os cantos da cidade a espera do olhar de todos.

Claro que, o objetivo de um cartaz é comunicar um evento ou promover algum produto ou serviço, mas que deve ser levado em conta outras questões, como o tipo de trânsito frequentado, o ambiente, a dimensão do comércio e da concorrência. Tudo isso será determinante na hora de atrair os olhares do público.

Devido ao cartaz estar sempre acompanhado de um ambiente que oferece uma infinidade de estímulos visuais, seus criadores devem ficar bem atentos em questões como: identificação clara do produto ou serviço oferecido, característica da ilustração e um texto breve e direto para chamar atenção do receptor.

Embora o uso do cartaz seja uma questão promocional por onde a publicidade é o campo mais apreciado, outras áreas como a educação, a religião, a política ou social, também fazem parte do mesmo.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Cartaz