Conceito de Carpintaria

Carpintaria

Oficio e arte que trabalha a madeira para fabricar elementos, objetos e mobiliários

A carpintaria é conhecida como uma atividade de trabalho e arte que se dedica de maneira exclusiva em trabalhar a madeira para fabricar diversos objetos, elementos e móveis. Os móveis de madeira são sem dúvida os mais apreciados e consumidos pelas pessoas de todo o mundo porque a madeira é considerada um dos materiais mais nobres, decorativos e notáveis na hora de fabricar móveis para a casa.

A madeira e sua utilidade na construção

A madeira é muito utilizada no mundo da construção, ou seja, para fabricar janelas, portas e portões ou qualquer outro elemento próprio da edificação de uma moradia.

A madeira: um material nobre usado desde a antiguidade que pode ser trabalhado de várias maneiras

A história assim prova, a madeira é um material - que por suas características já mencionadas anteriormente – foi muito usada pelo homem desde os tempos mais remotos e com o passar do tempo se tornou uma indústria frutífera. No entanto, em cada cultura e em cada parte do planeta podemos encontrar diferentes formas e bem particulares de se trabalhar com a madeira; isso faz com que nos deparemos com grandes produções de madeira, mas que visualmente e esteticamente são totalmente diferentes.

Os tipos de madeira mais populares trabalhados numa carpintaria

Entre as madeira mais populares podemos citar: acácia, carvalho, pinus, cedro, mogno, pinheiro, ébano, entre outras. Desde então, podemos dizer que estas madeiras são trabalhadas na carpintaria em seu estado sólido, em forma de tábuas ou sarrafos, ou ainda processadas como aglomerados ou folheados.

Ferramentas usadas na carpintaria

O trabalho sobre a madeira demanda a utilização de diversos elementos e ferramentas, entre os quais podemos destacar: o serrote, a furadeira, a serra, o grampo, o martelo, o parafuso, o prego, o torno e a trena.

O termo está associado à oficina e ao trabalho do carpinteiro

A oficina é o local onde se realiza esse ofício e a carpintaria se designa ao resultado desse trabalho. Entretanto, o indivíduo que se dedica em realizar esse tipo de trabalho é o carpinteiro.

Diferença com a marcenaria

Devemos destacar que a marcenaria também se dedica ao trabalho com a madeira, da mesma forma que a carpintaria, a única diferença é que esse trabalho é mais artístico e artesanal, valoriza mais a decoração e o acabamento final da madeira em questão como os armários planejados de quarto e cozinha, as mesas e cadeiras, entre outros.

De qualquer forma, muitas carpintarias realizam o trabalho da marcenaria e até mesmo os carpinteiros são considerados autênticos marceneiros.

Foto: iStock, sturti

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Carpintaria