Conceito de Caricatura

CaricaturaA caricatura é um retrato exagerado e distorcido dos aspectos físicos de uma pessoa com um objetivo humorístico, embora, às vezes, a atividade de uma pessoa também pode ser objeto de caricatura. Por exemplo, quando se trata de um esportista, muitos caricaturistas além de exagerar nos traços físicos, também acrescentam algum elemento para torná-lo um personagem reconhecido.

Uma técnica da caricatura é engrandecer os traços mais salientes de uma pessoa (lábios, olhos, nariz, orelha, cabelo) e exagerá-los ao máximo para causar comicidade ou representar algum defeito moral.

Embora o esporte seja muito destacado, o mundo da política é o que mais recebeu caricatura ao longo dos anos. As características físicas, as decisões, o comportamento e postura de um político são os traços que mais se destacam na caricatura dos humoristas gráficos, geralmente dos jornais. Por exemplo, um caso que pode ser bem representado é do ex-presidente argentino Fernando de la Rúa, que por sua lentidão e muita cordialidade na hora de tomar as decisões durante seu mandato foi representado pelos caricaturistas argentinos com exageros nos traços de seu rosto e corpo de tartaruga, dando clara alusão e referência a essa lentidão.

Porém nem tudo se reduz a personagens importantes da política, pois além dos esportistas como já citamos, também existe outros aspectos que são motivo de caricatura como determinadas situações do dia a dia, instituições políticas, sociais e religiosas, grupos e classes sociais, entre outros.

Como já mencionado anteriormente, a caricatura, muitas vezes, além do objetivo cômico, também esteve preocupada com a necessidade de induzir a uma mudança social e política, uma vez que o humor tem o poder de dizer certas verdades e até mesmo muito duras que nenhuma outra coluna de jornal poderia suportar.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Caricatura