Conceito » Capitalismo

Conceito de Capitalismo




CapitalismoCapitalismo é termo que designa o sistema socioeconômico caracterizado pela propriedade privada dos principais meios de produção e a liberdade dos indivíduos para realizar contratos que regulem seus próprios interesses. Em geral a atividade econômica está orientada a rentabilidade ou obtenção de benefícios num regime livre onde o Estado não intervém. O elemento central do sistema capitalista é o mercado, já que a finalidade da produção é o intercâmbio e não o consumo direto. De acordo com a lei da oferta e da procura, o mercado regulariza os preços e as retribuições de todos os que interferem no processo de produção e distribuição. A competitividade é o motor e o regulador da atividade econômica. A teoria econômica liberal considera que a propriedade privada e a busca de interesse pessoal garantem o melhor aproveitamento dos recursos.

Capitalismo é o sistema econômico no qual os seres humanos levam adiante a produção e o intercambio dos bens e serviços nas que intervêm preços e os mercados. Capitalismo é também um regime econômico onde a titularidade, ou a propriedade dos meios de produção é privada. É um tipo de ordem econômica na qual predomina o capital sobre o trabalho como elemento de produção e criação de riqueza. Os donos do capital são os mesmos donos dos meios de produção.

A definição de capitalismo indica que o mesmo é um sistema econômico aonde os indivíduos privados e as empresas de negócios levam a cabo a produção e o intercâmbio de bens e de serviços (como mencionado anteriormente), através de transações complexas; sua complexidade está baseada em que as mesmas intervêm nos distintos preços de mercado. No entanto, a origem deste fenômeno procede da antiguidade: o capitalismo sempre se associou com o Continente Europeu, e sua evolução está constituída por diversas etapas até estabelecer-se na segunda metade do século XIX.

Como dado histórico, o capitalismo começou na Inglaterra e se estendeu pelo mundo inteiro até o começo da primeira grande Guerra Mundial. A partir de este momento se estabeleceu um novo sistema: o comunismo, o que passou a ser o contrário ou a contrapartida do capitalismo.

>> Próximo - Que Conceito >>