Conceito » Capital Social

Conceito de Capital Social




Capital SocialCapital social revela o que de denomina valor coletivo um emaranhado das redes sociais e o diferencial de potência que provêm da mesma para dispor bem estar social tanto para um só indivíduo como da coletividade. Capital social envolve o conjunto da sociedade como um todo, ou seja, provê capacidade aos seres humanos pertencentes a uma sociedade para poderem ser uma sociedade e para que possam trabalhar juntos e em harmonia. A formação de grupos ou organizações unidas para lograr um objetivo que seja comum a todos.

Em outros términos, o capital social é considerado como uma espécie de dívida que uma sociedade tem com relação a que é associado à mesma. Entre as noções daquilo que se denomina capital social, em outras palavras, patrimônio de uma sociedade, é o total daquilo que se chama “ativos” e “passivos” da sociedade e o patrimônio líquido.

Sociologicamente, tudo aquilo que gera a possibilidade de cooperação entre duas partes, denomina-se Capital Social. Não somente faz referência a positivismo, um capital social também pode estar envolvido em fatos negativos como é caso de sociedade que atuam fora da lei, como pode ser qualquer sociedade que sobrevida do crime organizado.

O Capital Social é decorrente da sociabilidade entre seres humanos que formam um grupo dedicado à cooperação entre si e que usam os mesmo meio para chegar a um denominador comum. Capital social também se define como um produto resultado da confiança e da cooperação de quem atua socialmente com bases organizacionais, capacidade participativa e poder para agir.

Pode-se analisar o termo Capital Social de dois prismas distintos: Um deles é a contabilidade e o outro é a sociologia. Quanto ao primeiro, capital social é a quantia, tanto de bens como em dinheiro em espécie que são usados por que forma parte de uma sociedade para contribuir na formação e evolução de uma empresa. Já no sentido sociológico, Capital Social faz referencia à colaboração mútua entre as pessoas que fazem parte de redes sociais que, como descrito com anterioridade, estão regidos por confiança entre eles e por normas efetivas que possibilitam a sobrevivência dessas redes sociais.

>> Próximo - Que Conceito >>


Este artigo vale a pena? Por favor nos ajude a divulga-lo curtindo ou compartilhando :)