Conceito de Capital

CapitalO termo capital tem varias definições: Faz referência à cabeça, relativo à vida de um indivíduo. Diz-se também que faz referência à pena de morte que se define como pena capital; que é a cabeça ou parte principal de algo: algo essencial ou uma ideia capital.
O termo capital é originário do latim derivado de caput, que significa cabeça. É um termo que tem relação ou pertence à cabeça.

Quando escutamos falar dos famosos pecados capitais, tão difundidos pelo cristianismo, é a explicação de uma metáfora baseada nos sete pecados mais importantes a que estão sujeitos os cristãos que são representados a seguir: a inveja, a vaidade, a ira, a avareza, a gula, a preguiça e a luxúria.

Referindo-se a população, uma capital é a cidade mais importante de uma região, de um Estado ou de um distrito. Neste caso específico podemos usar como exemplo Madri, que é a capital da Espanha e Brasília que é a capital do Distrito Federal e do Brasil.

Em termos econômicos, o capital é considerado um fator muito importante no setor produtivo. O termo é utilizado de maneira geral para descrever um valor quantitativo usado para empréstimos ou para algum tipo de inversão. Neste caso, como exemplo, cabe dizer que se alguém possui um capital avaliado em R$ 100.000, pode usá-lo para adquirir ações de um grupo empresarial que se vende na bolsa de São Paulo. Capital, também neste sentido, é uma quantia que uma empresa possui para mover seus negócios.

Uma das obras mais importantes do movimento conhecido como “marxismo”, O Capital, em suas páginas revela uma crítica férrea à economia política que domina o mundo capitalista e expressa total desconformidade com a maneira que os governantes usam o capital, segundo Karl Max, seu autor.

Outra variante do termo tem a ver com o lado social. O capital social é um conceito surgido devido à necessidade de responder aos erros das ideias econômicas referentes ao desenvolvimento, resultado da necessidade de hierarquizar a evolução nesse desenvolvimento aportando valores confiáveis, associação, civismo, ética, enfim... Valores que devem ser considerados como predominantes culturalmente e que englobam uma sociedade.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Capital