Conceito » Capacidade

Conceito de Capacidade




CapacidadeTermo ao mesmo tempo complicado para ser definido e fácil de explicar se nos dedicamos a passar por alto os detalhes da explicação como um todo. Podemos por um exemplo prático de capacidade se nos referirmos ao escritor de este artigo; se está escrito é porque alguém teve a capacidade para escrevê-lo e colocá-lo na internet.

A capacidade como definição geral do termo é o volume que contém certo recipiente, por exemplo: a capacidade de uma taça de café normal, geralmente é de 250 ml. Podemos dar uma infinidade de exemplo de capacidade e vamos começar pela capacidade de armazenamento de um objeto que usamos diariamente e que quase todo mundo sabe a capacidade que ele tem para armazenar dados, que é o computador. A capacidade desses aparelhos pode variar de acordo com a configuração pré-instalada que pode variar de acordo com o custo do computador. A capacidade implica tudo aquilo que o objeto, neste caso o computador é capaz de armazenar ou de conter no seu disco duro.

Ser capaz, ou seja, ter capacidade é a qualidade com que alguém seja apto par desenvolver certas atividades, por exemplo: um eletricista tem a capacidade para trabalhar com a corrente elétrica e fazer conexões que levam eletricidade.

Se ao falar de capacidade nos referimos à capacidade civil, é o tipo de capacidade com que um cidadão tem de exercer seus direitos. Ser capaz é ser hábil, ter valor e ser inteligente e ser talentoso. Não obstante devemos levar em consideração que as pessoas que não tem capacidade para algumas coisas, são perfeitamente capazes, ou seja, possuem a capacidade para exercer outras. A capacidade está ancorada à formação física e mental de cada um e se uma pessoa não possui a capacidade de ser um atleta de elite, pode perfeitamente possuir a capacidade de ser um escritor famoso.

A capacidade é distinta em cada um e varia de acordo com a formação e a preparação ao longo da vida. Existem pessoas que não possuem a capacidade para fritar um ovo, mas são capazes de decifrar uma fórmula matemática de um nível alto que talvez um grande cozinheiro não seja capaz nem de começar a entendê-la.

A capacidade, em muitos casos é diferente nas pessoas e por isso ser incapaz em uma coisa não significa que seja incapaz em outro e vice-versa.

>> Próximo - Que Conceito >>