Conceito de Campo elétrico

Campo-eletricoA eletricidade ou corrente elétrica é uma questão muito presente em nossas vidas cotidianas. Inclusive, é vital para o desenvolvimento de muitas de nossas atividades diárias que funcionam basicamente graças a sua existência.

Podemos chamar de campo elétrico, o espaço ou lugar onde são realizadas especialmente as cargas elétricas de qualquer tipo. Neste campo, certas partículas se juntam e eliminam suas energias, sejam elas positivas ou negativas.

A existência de carga elétrica em determinada área do espaço pode modificar suas características e dar lugar ao que conhecemos como campo elétrico. Então, ao sofrer essa modificação, com a entrada de uma nova carga, ela sente de imediato uma força sobre si mesma.

O fluxo elétrico diminui por causa da distância da fonte que gera o campo.

Existem também os campos elétricos estáticos, que se chamam assim porque justamente não apresentam variações ao longo do tempo. São gerados pelas energias elétricas fixas que existem no espaço, enquanto, por exemplo, os campos eletromagnéticos mudam com o passar do tempo.

Podemos detectá-lo pela presença de forças materiais que se comportam de maneira definida e fazem fluir a energia elétrica.

Pode-se medir um campo elétrico através das voltagens por metro. O volt, simbolizado pela letra V maiúscula é a unidade utilizada pelo Sistema Internacional para indicar o potencial elétrico ou a tensão elétrica de um elemento. Denomina-se assim em homenagem a Alessandro Volta, criador da pilha voltaica e da bateria química.

O conhecimento de sua origem e natureza é complexo e praticamente não há forma de saber, assim, o que se faz é estudá-los de maneira comparativa com outros que possuem a mesma ou diferente magnitude.

>> Próximo - Que Conceito >>


Relacionados Campo elétrico